Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/09/2019
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Faz menção a uma moção da deputada Ana Paula Lima, do PT, de 2017, aprovada na Assembleia Legislativa, onde manifestava repúdio ao reitor a ações antidemocráticas da deputada Ana Campagnolo. Assim, ao iniciar a sua fala sobre a referida moção, entende como injusta a que foi aprovada, também na Casa, em data anterior, contra o professor Marcelo Reckenvald, reitor nomeado pelo Presidente da República, que tomou posse em Brasília.
Menciona que teve a oportunidade de contatá-lo e, por meio de vídeo, exibe no telão do Plenário a mensagem do referido reitor, onde ele saúda os deputados estaduais catarinenses e discorre sobre a moção de contrariedade da deputada Luciane Carminatti, dizendo que tal descontentamento não o preocupa. Mas, quanto ao desrespeito do processo democrático, considera uma inverdade, porque participou de todo o processo de eleição, inclusive com debates em todos os campi, chegando entre os três primeiros colocados, que é o procedimento normal de composição de listas tríplices. E a decisão do Presidente da República se dá no entendimento da melhor candidatura para a universidade.
Na sequência, a deputada discorre sobre vários fatos contrários à nomeação do reitor para a universidade, como estudantes ligados a movimentos estudantis, esquerdistas, mesmo que o professor Marcelo já tenha feito defesas de pautas simpáticas à esquerda. Acredita que o motivo maior é que ele é "pastor, cristão confesso e conservador". [Taquígrafa: Sílvia]