Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/10/2019
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Informa que o deputado Ricardo Alba foi destituído da liderança do partido, e nomeado como novo líder o deputado Sargento Lima, por estar mais afinado com os ideais do presidente Bolsonaro e com as intenções do PSL do estado.
Afirma haver evidentes diferenças de ideias com o governador de Santa Catarina, o qual foi eleito por se dizer alinhado com Bolsonaro. Acrescenta que os deputados estaduais do PSL discordam de algumas posições que o governador está tomando, como no caso das discussões sobre os defensivos agrícolas.
Comenta que quando houve debate na Casa sobre identidade de gênero, o deputado Ricardo Alba subiu à tribuna e afirmou que o governador não havia homologado o termo no plano de ensino que busca basear as atividades educacionais em instituições de ensino de Santa Catarina. E após ser pressionado, o governador voltou atrás e retirou os termos ligados à identidade de gênero. Relata que conversou em particular com o governador Carlos Moisés e o questionou se iria apoiar o projeto de educação domiciliar, e conta que o governador discordou do projeto, indo contrário à opinião do governo federal.
Questiona as entrevistas do governador, alegando que ele nem sempre age conforme o que diz. Afirma que o governador Carlos Moisés está loteando cargos, nomeando pessoas com ideologias distintas com a dos bolsonaristas, e relata também que o governador está apagando comentários nas redes sociais de eleitores que estão questionando a postura dele. Acrescenta que protocolou, na presente data, um projeto de lei que proíbe que os administradores das redes sociais do governo bloqueiem usuários e apaguem mensagens.
Informa que dentre os nove pedidos de informação enviados ao governador, apenas quatro foram respondidos, e das 57 indicações, somente 17 houve resposta. [Taquigrafia: Northon]