Pronunciamento

Altair Silva - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/05/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Eu quero saudar a deputada Ana Paula Lima, que preside a sessão neste momento, as sras. deputadas e os srs. deputados, a TVAL e a Rádio Alesc Digital, que fazem a cobertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa.
Ontem foi um dia muito especial, especialmente para nós, nesta existência, e também para o deputado Jaime Pasqualini, especialmente para o Partido Progressista, porque a executiva, toda a sua equipe, decidiu promover um rodízio entre os titulares e os suplentes, e nós estamos aqui na oportunidade de deputado estadual por 60 dias.
Quero agradecer aqui ao deputado Gelson Merísio pela gentileza, ele que também é deputado por Chapecó, pela região do oeste. Quero aqui agradecer a oportunidade de estar fazendo uso da palavra neste momento e fazer um registro muito especial nesta Casa. Nós, quando chegamos num ambiente pela primeira vez, sempre chegamos com aquela curiosidade de saber como é. E quero fazer um registro da impressão positiva, carinhosa, dedicada, que todos os colaboradores desta Casa nos dispensaram, especialmente os colaboradores, os servidores, e também o gabinete do deputado Reno Caramori, que se licenciou. Os seus colaboradores estão dispensando total dedicação aos nossos trabalhos.
Então fica registrada na Casa a nossa gratidão pela acolhida que recebemos de todos os srs. deputados, das sras. deputadas e de todos os companheiros aqui presentes.
Quero também dizer que lá em Chapecó nós temos uma entidade muito forte. O deputado Gelson Merísio que já foi presidente da Facisc sabe da importância das Associações Comerciais e Industriais em Santa Catarina, e a Acic, liderada pelo presidente Vincenzo Mastrogiacomo, vem desenvolvendo um grande projeto, ou seja, um macroprojeto de desenvolvimento para a região. Esse macroprojeto denomina principalmente, na passagem do aeroporto municipal, a necessidade de grandes investimentos para a Infraero.
Essa é uma obra muito importante, porque Chapecó atende toda uma grande região, tanto do sul do oeste do Paraná como o oeste do Rio Grande do Sul, e precisa desse aeroporto.
A exemplo do discurso que o deputado Pedro Uczai fez aqui, dizendo que o governo do presidente Lula tem a honra de concluir a BR-282, queremos que o PAC atenda a nossa região, através da Infraero, e o aeroporto municipal de Chapecó passe para a Infraero, para receber os investimentos necessários para que o desenvolvimento da nossa região permaneça.
Uma ação importante, que quero aqui registrar, a conclusão da BR-282, é um mérito de todos os catarinenses. Mas mal termina a sua conclusão, inicia outro desafio, que é duplicar o trecho de Dionísio Cerqueira/Campos Novos, porque de lá se deslocam muitas produções e há uma concorrência muito grande entre automóveis e caminhões, deixando o tráfego muito congestionado. Duplicando da BR-470, de Campos Novos até Itajaí, fica aqui o desafio para o governo federal também fazer esse investimento, porque Santa Catarina merece e precisa.
Na segunda-feira, nesta Casa, será feito um debate sobre a ferrovia da integração. E a Acic, em conjunto com as demais associações comerciais, entidades políticas, prefeitos e lideranças, com governadores, estará promovendo um estudo para viabilizar a ferrovia, que desce da cidade Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passa por Cascavel, com ramal até Chapecó, para que o insumo, a matéria-prima que é utilizada nas nossas agroindústrias, chegue a preços competitivos. Assim nós vamos fazer o grande elo de desenvolvimento que o Brasil precisa. São investimentos muito importantes. E quero registrar na Casa o pedido de apoio da nossa bancada, a todas sras. deputadas e srs. deputados, e também à bancada federal, porque essa é uma causa de todos os catarinenses.
Na próxima segunda-feira, este deputado, juntamente com o deputado Reno Caramori, que está licenciado e que estamos representando, será homenageado o técnico agrícola Neri Flávio Dias, que preside o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina - Sintagri.
É um homem que tem a vida dedicada ao sindicalismo e também às causas da agricultura. E como profissional de Epagri, como extensionista, como dirigente sindical, como líder da organização dos técnicos agrícolas que presta um excelente serviço ao desenvolvimento do estado, estará recebendo no dia 12, segunda-feira, uma justa homenagem.
Quero deixar registrado nesta Casa que Neri Flávio Dias é um exemplo para todos os técnicos agrícolas de Santa Catarina. Ele foi um dos fundadores, e hoje tem a honra de ser o presidente, da nossa organização.
Por isso, quero deixar registrado aqui nesta Casa esse importante evento; quero agradecer a todos e dizer que servir a humanidade é a maior obra de uma vida. Esse credo eu aprendi com a Câmara Júnior e quero aqui manifestar na prática nesta Casa.
Agradeço o Partido Progressista, que está dando essa grande oportunidade de convivermos durante esses 60 dias em prol do desenvolvimento de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)