Pronunciamento

Altair Silva - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/02/2019
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Fala sobre o evento UPM - União Parlamentar do Mercosul, que participou na cidade de Palmas, no Tocantins, informando que teve a alegria de ser eleito vice-presidente, sendo sua meta fazer cada vez mais a integração entre os blocos parlamentares do Mercosul e também trabalhar em conjunto com a Unale.
Comunica que, em data anterior, esteve em Campos Novos, no "Dia de Campo", organizado pela Copercampos, e foi um dia dedicado ao campo, com a participação de várias cooperativas, presentes também vários deputados representando a Assembleia Legislativa, contando com mais de 150 expositores. Destaca também que à tarde foi realizado o "Fórum Mais Milho", que visa buscar soluções para o abastecimento do milho em Santa Catarina. Menciona que e as regiões que mais se destacam na produção de milho no estado são Campos Novos e Curitibanos, considerando o produto o grande motor da economia e de toda a movimentação econômica do sistema agroindustrial em Santa Catarina. Alerta para a pressão sobre o setor do agronegócio, causada pelo fim da redução dos incentivos fiscais, devido às alterações da alíquota do ICMS, que foram assinadas no final do governo anterior. A mesma preocupação se estende com a produção de alho, cebola, leite e seus derivados, como também as proteínas de origem animal.
Finaliza, acrescentando que é imprescindível encontrar solução para a crise que está ocorrendo nos setores do agronegócio, pois os produtores estão muito apreensivos e se sentindo prejudicados, o governo federal precisa agir rápido e resolver o problema. [Taquígrafa: Ana Maria]