Pronunciamento

Altair Silva - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2018
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Faz um cumprimento especial à comitiva da Colônia Nova Itália, do município de São João Batista, presente no Parlamento catarinense, reivindicando apoio e reconhecimento da primeira colônia de italianos no Brasil, conforme dados históricos apresentados na Câmara de Vereadores daquele município, gerando aprovação do projeto.
A respeito disso, anuncia que no dia 14 de fevereiro, protocolou na Assembleia o projeto da comunidade Colônia Nova Itália, reconhecendo-a como pioneira da imigração italiana no Brasil. Fato este que, contrapõe-se ao Congresso Nacional que aprovou a Lei n. 13.617, de 11 de janeiro de 2018, atribuindo ao município de Santa Teresa, no Espírito Santo, o título de pioneiro da imigração italiana no Brasil. Considera um grande equívoco, já que tal outorga pertence à Colônia Nova Itália, em São João Batista.
Diante do impasse, informa que apresentou moções dirigidas ao presidente da República; ao presidente do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, ao governador do estado, ao Fórum Parlamentar Catarinense, além de solicitar a revogação da lei federal, reconhecendo o município de Santa Teresa, no Espírito Santo, como berço pioneiro.
Solicita apoio dos pares da Casa Legislativa à referida causa por se tratar de patrimônio histórico do povo catarinense que acolheu a primeira colônia italiana, vinda do reino de Sardenha, pertencente à Itália, iniciar o trabalho em Santa Catarina.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo relevante tema, acrescentando que há uma articulação a respeito da vinda do consulado italiano para Santa Catarina, tendo em vista que é um dos estados mais italianos do Brasil. [Taquígrafa: Elzamar]