Pronunciamento

Altair Silva - 036ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/05/2017
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Fala sobre o município de São João Batista, que é um polo da indústria calçadista. Comenta que até a década de 80 o município vivia em torno de uma única indústria, a Usati, que foi desativada e era a maior empregadora da região.
Destaca que, dessa situação adversa, emergiu a indústria calçadista, fazendo do município a Capital Catarinense da Indústria do Calçado, o 4º maior polo da indústria calçadista do Brasil e o maior polo da indústria calçadista do estado, com quase 100% da produção dirigida ao público feminino, parte destinada à exportação, e gerando cerca de oito mil empregos. Menciona que o setor vive muitas adversidades, e uma delas é a competição tributária existente entre os estados.
Convida os Parlamentares para participarem, no dia 8 de maio, da abertura oficial do evento promovido pelo Sindicato da Indústria Calçadista de São João Batista, com o lançamento dos produtos para Primavera/Verão, no Infinity Blues Resort, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. Informa que a Assembleia Legislativa está apoiando o evento, onde estarão presentes empresários de várias regiões do país e do exterior.
Ressalta que encaminhou ao Plenário indicação e moção no sentido de solicitar atenção especial da Casan para problemas de abastecimento nos municípios de Seara e Lacerdópolis, entre outros, pedindo o apoio dos demais Pares para tal pleito. Relata também que a escola do município de Canelinha, situada no Moura, se encontra em situação precária, pedindo a melhoria daquela estabelecimento.
Salienta que os municípios precisam de mais atenção, e que os deputados precisam trabalhar para que recebam mais recursos e possam atender as demandas, porque é lá que vive a população. [Taquígrafa: Sara]