Pronunciamento

Altair Silva - 048ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/06/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Eu quero saudar o nosso presidente, deputado Julio Garcia, as sras. deputadas e os srs. deputados presentes nesta sessão, os telespectadores da TVAL e os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Quero saudar, de forma especial, os servidores públicos que acompanham esta sessão, numa demonstração clara de solidariedade e, principalmente, de civismo.
Identifico-me muito com a causa de todos vocês, sei que estar ao lado de vocês, neste momento, é realmente ser solidário numa situação muito difícil, pois está acontecendo o estudo de um projeto que realmente afeta a vida de cada um dos senhores.
Mas como esse assunto irá entrar em pauta um pouco mais tarde, eu quero aproveitar aqui para fazer um agradecimento ao meu partido, o Partido Progressista, que, no início do ano, tomou a decisão de fazer um rodízio entre titulares e suplentes.
É na condição de suplente que estou nesta Casa por um período de apenas 60 dias, mas muito grato pela oportunidade de estar vivendo momentos como este ajudando Santa Catarina a encontrar caminhos. E o Partido Progressista, o partido do bom exemplo, que sabe economizar recursos públicos, que sabe trabalhar a favor dos catarinenses, dá essa demonstração ao propor o rodízio.
Por isso quero agradecer por este grande momento que estamos tendo, porque nos últimos dias houve uma mudança de calendário da Casa e o número de sessões diminuiu. Houve, inclusive, até uma estratégia para que sessões não viessem a acontecer, não é, deputado Manoel Mota, v.exa. que liderou o fechamento de uma sessão para calar, sim, a voz da Oposição? Eles não calam apenas as suas vozes, tentam calar também as vozes da Oposição nesta Casa! Mas nós não calaremos, vamos à luta, sim! Vamos à luta!
(Manifestações das galerias)
Eu quero fazer um registro: dos 40 catarinenses que estão tendo a oportunidade de estar aqui, neste momento, Deus me agraciou com o fato de poder ser um deles. E quero agradecer a todos os eleitores que me ajudaram a estar nesta Casa neste momento.
Quero dizer, entretanto, que os momentos aqui vividos foram momentos de alegria, como também de algumas decepções. Nós, lá de fora, na condição de cidadão, muitas vezes chegamos aqui acalentado por um sonho, o sonho maior, que é o desejo de servir, fazer e realizar. Vimos aqui atitudes muitas vezes que não condizem com esse ideal, o que causa, por alguns momentos, decepções.
Eu posso falar sobre um dos momentos gratificantes, pelo qual quero aqui agradecer, sr. presidente, deputado Julio Garcia, em que pude disponibilizar toda a equipe da Assembléia Legislativa para a importante audiência pública que realizamos, no último dia 6 de junho, em Chapecó, sobre a água. Aconteceu na Câmara de Vereadores, com a casa cheia e começou no horário, às 19h. Passava das 22h30 e ainda continuava o debate sobre o abastecimento d'água, sobre a qualidade da água no oeste.
Por isso quero registrar todos os que estiveram lá presentes: professores, universidade, Cidasc, Epagri, Casan e Fatma. Quero também lamentar a baixa presença de funcionários públicos municipais e a ausência do prefeito, a quem tive a oportunidade de convidar pessoalmente, mas que, não sei por que motivo, talvez por falta de agenda, não esteve presente naquela importante audiência pública.
Quero dizer que ficou registrado na Casa que nós, em Chapecó, precisamos ter uma atenção especial em relação à água. Aliás, todo o oeste catarinense precisa de uma atenção especial para que as cidades possam continuar sendo abastecidas com água de qualidade.
Em função disso, amanhã estarei em Brasília, participando de uma audiência no ministério das Cidades, para tentar viabilizar a vinda do ministro a Chapecó, não somente para liberar mais verbas para casas populares, casas que Chapecó tanto precisa, já que temos um déficit de mais de seis mil casas populares e a atual gestão não conseguiu construir nem 400, mas também para mostrar ao ministro a necessidade de liberar recursos para que possamos estudar um novo plano diretor que não agrida o meio ambiente e proteja o nosso manancial de abastecimento de água, conforme ficou demonstrado na audiência pública.
Também estaremos em audiência com a deputada federal Rebeca Garcia, com o deputado federal Odacir Zonta, pelo fato de o nosso partido estar trabalhando em um grande projeto denominado PP Ambiental, para que possamos trabalhar projetos de educação, de reciclagem e, principalmente, projetos de proteção ao meio ambiente.
Quando se fala em desenvolvimento sustentável, esquece-se da proteção ao meio ambiente e proteger o meio ambiente é o desafio de todos nós. Digo até que é um desafio suprapartidário, é um desafio humanitário. Por isso nós estamos imbuídos desse propósito de trabalhar também essa causa.
E eu quero dizer que nós vamos debater um importante tema hoje à tarde. E na condição de deputado estadual suplente, no bom exemplo que o Partido Progressista deu proporcionando a nossa estada aqui, faço um desafio: na tarde de hoje, nós temos deputados da base do governo que não estão presentes, numa demonstração clara de que não tiveram vontade de aqui estar para votar o Iprev. É uma manifestação clara. Por isso quero aqui convocar os suplentes, com todo respeito a v.exas., com todo respeito mesmo, porque estou aqui também na condição de suplente, a votarem contra o projeto do Iprev. Se os seus titulares lhes cederam a vaga é porque no fundo, no seu subconsciente, a sua razão lhes dizia que não poderiam votar a favor desse projeto.
Então, se os deputados titulares não estão aqui, faço um apelo aos deputados do governo que são suplentes e estão nesta Casa para que votem contra o projeto do Iprev, a fim de que os trabalhadores tenham preservados os seus direitos adquiridos. Do contrário, senhoras e senhores, vai ficar demonstrado a Santa Catarina que não houve uma operação de rodízio, mas uma operação de fuga, fato que vai ficar muito feio para quem saiu e para quem entrou.
Por isso faço este apelo aos senhores para que, a exemplo do Partido Progressista, votem contra o projeto para manter o direito de todos os trabalhadores de Santa Catarina. Peço que analisem do fundo do coração, com muita humildade, porque o direito ao voto é de cada um dos senhores. Quem vai digitar a tecla não é o atual governador do estado, mas cada um dos deputados que está aqui presente.
Ademais, quero agradecer a todo o estado pela oportunidade de assumir uma cadeira de deputado, na condição de suplente do Partido Progressista. Quero agradecer também a todos os catarinenses pela oportunidade e pela distinção de estar aqui servindo com muito amor, com muita gratidão todos os conterrâneos, porque servir Santa Catarina é uma grande oportunidade.
O nosso muito obrigado!
(Palmas das galerias)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)