Pronunciamento

Altair Silva - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/02/2017
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Discorre sobre a mobilização no município de Chapecó a respeito da ampliação do aeroporto Serafin Enoss Bertaso, ação esta que pondera de grande relevância, tanto pelo expressivo movimento de passageiros quanto pela logística rápida para escoamento e desenvolvimento da região oeste catarinense. Cita que a prefeitura já contratou empresa para realizar estudo de viabilidade técnica e econômica, que visa construir um projeto, de parceria público-privada, para a obra de ampliação.
Apela atenção, por parte do governo federal, para a duplicação urgente da BR-282 e da BR-470, vias principais de escoamento de produção do estado. Comenta ainda que, há muito tempo, fala-se sobre uma ferrovia para atender a demanda produtiva do estado, porém não existe ainda nada concreto.
Finaliza ressaltando a importância da obra de modernização do aeroporto na cidade de Chapecó, por acreditar ser a grande porta de entrada para o desenvolvimento do oeste do estado, e que necessita de especial atenção dos governos, estadual e federal. [Coordenadora Carla]

DEPUTADO FERNANDO CORUJA (Orador) - Registra que o Senado Federal acaba de aprovar a indicação para o Supremo Tribunal Federal, STF, do jurista Alexandre de Moraes.
Faz considerações sobre a forma como ocorre a indicação dos ministros para o Supremo Tribunal Federal no Brasil, destacando que existe semelhança ao processo americano, em que o presidente da república indica, tem que haver aprovação do Senado e depois o ministro é nomeado. Enfatiza que é a favor do referido modelo, apesar de muitos criticarem. Questiona a pressa com que as pessoas são indicadas para tais cargos no Brasil, argumentando que deve haver debate público e também mais tempo e clareza das ideias. Afirma que não vê defeito na questão de filiação partidária dos indicados.
Reconhece que o foro privilegiado no Brasil é exagero e precisa urgentemente ser revisto, também se manifesta sobre a prisão em segunda instância e entende necessária a discussão sobre o tratamento dado ao usuário de drogas e ao traficante, que, em sua opinião, deve ser diferenciado.
Afirma que o povo brasileiro espera um posicionamento claro do ministro nomeado e que o STF continue levando adiante a Operação Lava Jato. [Taquígrafa: Ana Maria]