Pronunciamento

Altair Silva - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/03/2019
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Inicia o discurso contando sua participação na Jornada Caminhos para a Integração Produtiva, em Chapecó, que foi promovida por várias entidades ligadas ao agronegócio, tendo por foco a parceria produtiva do estado e a Província de Misiones, na Argentina, a qual faz fronteira com o extremo oeste de Santa Catarina, e contou com a presença de autoridades brasileiras e dos municípios da citada província. Dentre alguns assuntos debatidos, foi mencionado o potencial aumento da economia do oeste de Santa Catarina através do fornecimento do milho. Afirma que a produção estadual não é suficiente para atender à demanda, sendo necessária a importação do milho.
Comunica a formação de um movimento apoiado pelas entidades da região para criar a Rota do Milho, quando o estado poderá ser abastecido pelo Paraguai, com caminhões passando pela Argentina e chegando a Santa Catarina pela aduana de Dionísio Cerqueira, reduzindo o percurso e o custo para a importação do milho. Porém, menciona a questão da demora na citada aduana, pois às vezes um caminhão fica 30 dias parado a espera de deliberação. Assim, entende a necessidade da privatização por parte do governo federal, pois no Rio Grande do Sul o tempo é de no máximo quatro horas.
Afirma que, durante o estudo de demarcação desta rota, percebeu-se que as terras são férteis para o plantio e produção de grãos. Ao mesmo tempo, assegura o estreitamento das relações entre o Brasil e a Argentina para analisar e efetuar investimentos na produção de milho na região da Província de Misiones, o que resolveria a demanda e abastecimento do milho no oeste catarinense, bem como o compromisso de não causar danos ao meio ambiente. Avalia que esta rota e a parceria trarão um desenvolvimento maior no agronegócio catarinense, e demonstra animação no sentido de incentivar mais parcerias com as fronteiras estrangeiras no oeste de Santa Catarina. [Taquígrafa: Sílvia]