Pronunciamento

Altair Silva - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/06/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Quero saudar a deputada Ana Paula Lima, que preside esta sessão; os ouvintes da Rádio Alesc Digital; os telespectadores da TVAL; as sras. deputadas e os srs. deputados.
Gostaria de dizer que os dias de hoje e ontem estão sendo muito felizes para este Parlamento porque estamos tendo a posse de vários deputados que participaram das eleições, contribuíram muito com seus partidos e certamente estão tendo a oportunidade, assim como eu, de atuar como suplente por um período de 60 dias.
Então, quero dar as boas-vindas a todos os deputados que assumiram nesta Casa e dizer que se trata de uma grande oportunidade e um grande desafio de servir, e servir bem, aos catarinenses.
Dessa forma, fica aqui o meu registro da importância dessa atuação não só para nós, na condição de deputados, mas para os nossos familiares, para a nossa comunidade, os nossos amigos. Deputada Ana Paula Lima, realmente é um momento muito importante.
Quero dizer que o Partido Progressista deu esse exemplo e ficamos muito felizes que outros partidos também têm seguido esse bom exemplo.
E um dos fatos é que o Partido Progressista, que concorreu coligado com o Partido Verde, decidiu homenagear o meio ambiente, na Semana do Meio Ambiente, propiciando a vinda do deputado Ivan Naatz, a sua ascensão a este Parlamento, justamente nessa semana em que o país comemora a Semana do Meio Ambiente. Realmente é um momento muito gratificante, principalmente em se tratando do primeiro deputado do Partido Verde a ter assento neste Parlamento na história de Santa Catarina.
Queremos, através do deputado Ivan Naatz, homenagear todos que labutam, acreditam e atuam de forma firme para preservar o meio ambiente no desenvolvimento sustentável que a humanidade tanto prega e precisa.
E no dia de hoje tivemos a oportunidade de protocolar o Projeto de Lei n. 0169, que dispõe sobre a fabricação, distribuição e utilização de sacolas plásticas no estado de Santa Catarina e dá outras providências.
Nós sabemos que, mesmo recicláveis, sacolas são sacolas, são lixos e mais lixos que se acumulam, e todas derivadas dos combustíveis fósseis. Ou seja, combustíveis não renováveis. De forma que todo esse movimento contribui para o aquecimento global, e queremos dar esse exemplo da Semana do Meio Ambiente. Por isso protocolamos no dia de hoje o Projeto de Lei n. 0169/2008, na expectativa de dar também uma contribuição positiva a este Parlamento.
Na condição de técnico agrícola, que lida com a suinocultura, com a avicultura e também com empresários desse setor, nós nos sentimos muito honrados em poder falar na Semana do Meio Ambiente desta tribuna.
Gostaria aqui de prestar uma homenagem, deputada Ana Paula Lima. Nós que temos muitos professores no estado - inclusive sou casado com uma professora -, e todos eles estarão, durante esta semana, junto com suas escolas, promovendo um grande movimento em prol do meio ambiente, em prol dos nossos rios e das nossas águas. E nós, nesta semana, na sexta-feira, na cidade de Chapecó, vamos ter uma audiência pública sobre a água.
Quero agradecer esta Casa por ter dado a oportunidade de termos essa audiência pública aprovada, e vamos fazer um grande evento. Quero agradecer ao deputado Julio Garcia por ter, na condição de presidente, desprendido toda uma estrutura para se deslocar a Chapecó para essa importante audiência pública que vai atender a todas as regiões, porque hoje o agricultor precisa também de muita água na propriedade.
O Sr. Deputado Ivan Naatz - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - É com muita alegria e satisfação que tenho o prazer de conceder um aparte a v.exa., o primeiro deputado do Partido Verde a ter assento aqui nesta Casa. Certamente entrará para a história de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Ivan Naatz - Deputado Altair Silva, o Partido Verde agradece a v.exa. pelo esforço e pela dedicação que v.exa. teve com a indicação e com as costuras que foram feitas para que este parlamentar estivesse presente nesta Casa.
Mas não é só isso. O Partido Verde se sente orgulhoso de tê-lo como defensor do meio ambiente, de tê-lo como cidadão comprometido com as causas ambientais, de tê-lo como um cidadão que não só discursa, mas tem a prática. O Partido Verde se sente orgulhoso de que v.exa., embora estando nos quadros do nosso honroso PP, seja um baluarte defensor do meio ambiente.
A sociedade catarinense, em nome do Partido Verde, agradece a sua dedicação e o seu esforço nos temas e nas questões ambientais que, registro, não é de hoje, já são conhecidas de muito tempo.
Muito obrigado!
O SR. DEPTUADO ALTAIR SILVA - Nós registramos o privilégio de ter v.exa. nesta Casa. Certamente quem ganha são todos os eleitores que apostaram no nome de Ivan Naatz hoje como deputado estadual. Realmente queremos desejar muito sucesso. Parabéns, deputado!
Nessa semana, poderíamos perguntar: comemorar o quê? O Diário Catarinense traz uma matéria sobre as bacias hidrográficas, as águas superficiais que correm sobre o território catarinense. Diz a matéria:
(Passa a ler.)
"Bacia 90% contaminada
Mais de 90% dos rios do Oeste estão contaminados, principalmente com coliformes fecais, segundo avaliação do pesquisador da área de recursos ambientais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Chapecó, Ivan Baldissera.[...]"[sic]
Essa é a palavra de um pesquisador.
Então, sras. deputadas, srs. deputados e catarinenses, se nós estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente, depois de uma reportagem como essa teríamos, sim, que rever os nossos atos, as nossas atitudes, o nosso dia-a-dia.
Quando estive em audiência com o reitor da UnoChapecó, ele pôde me mostrar o trabalho de conscientização, de mudanças de atitude - porque meio ambiente é mudança de atitude - com relação aos copos. Não esse copinho que se joga no lixo, mas o copo de uso permanente. E todos nós devemos adotar isso para diminuir o uso de material plástico que, repito mais uma vez, são combustíveis fósseis. E todo combustível fóssil contribui para elevar o aquecimento global.
Portanto, é uma atitude muito importante quando universidades, escolas públicas e privadas atuam em prol de uma causa fundamental.
Por isso, catarinense, temos um grande desafio em todas as regiões. Aqui vejo uma matéria publicada da cidade de Joinville, que diz:
(Passa a ler.)
"O esgoto doméstico é o principal vilão contra a saúde do Rio Cachoeira e seus afluentes, para onde são jogados, inclusive, sofás velhos."[sic]
Então, fica aqui o registro que nós, como seres humanos, como educadores, temos um grande compromisso nessa existência de não só falar sobre meio ambiente, mas ter atitudes firmes, consistentes, acreditar e servir, porque proteger o meio ambiente é dar condições para que as futuras gerações possam viver aqui em equilíbrio, constituir as suas famílias e realmente viver em harmonia construindo a prosperidade de toda a nossa humanidade.
Fica aqui o nosso registro na Semana do Meio Ambiente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)