Pronunciamento

Altair Silva - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Sr. presidente, deputado Clésio Salvaro, sras. deputadas, srs. deputados, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, quero, nesta manhã, antes de começar o meu pronunciamento, registrar que temos no dia hoje, nesta Casa, três grandes progressistas de aniversário. Ao colega Gilmar Seidel, que é o tesoureiro do partido em Chapecó, os nossos parabéns; ao Ari Adami, que é de Concórdia, que hoje responde pela UnC, a nossa Universidade d Contestado, campus de Concórdia, felicidades; e ao nosso vice-prefeito e pré-candidato a prefeito da cidade de Saudade, nossos cumprimentos.
Quero saudar todos os progressistas e todos os catarinenses que nos estão ouvindo neste momento e dizer que estamos assistindo, nesta Casa, a um movimento muito interessante.
Nós, na condição de suplente e numa atitude muito bem construída pelo Partido Progressista, deputado Clésio Salvaro, poderemos ficar nesta Casa por um período representando a agricultura, o agronegócio, a pecuária catarinense, como também o partido, que tem servido de exemplo, de modelo de gestão, de eficiência em programas para atender o agricultor. E cito o Banco da Terra, o Microbacias e o BID IV.
Mas nós estamos avançando muito no rodízio estabelecido pelo Partido Progressista e no dia 1º estaremos recebendo nesta Casa o primeiro deputado do Partido Verde que terá assento no Parlamento por 60 dias: Ivan Naatz, que é de Blumenau. Em conjunto com o Partido Verde de Chapecó, através do nosso presidente, o Cassol, viabilizamos a discussão dentro do Partido Progressista e numa visão inovadora e sustentável estamos permitindo que nesta Casa, a partir do dia 1º de junho, tenhamos como deputado Ivan Naatz. Tenho certeza de que pela força, pela pujança que o Partido Verde representa para Santa Catarina, para o Brasil, para o mundo, certamente ele vai conquistar, nas próximas eleições, uma cadeira na Assembléia.
Nós queremos registrar também que o Partido Progressista tem dado um exemplo positivo na construção de lideranças para servir Santa Catarina. Além disso, respeitamos os demais partidos, pois temos certeza de que todos os partidos têm no seu seio o grande desejo de servir à comunidade. Muitas vezes, porém, esse desejo apresenta-se de forma camuflada. E os partidos da base do governo agora estão promovendo um rodízio que mais parece, catarinenses que nos estão assistindo e ouvindo-nos neste momento, uma fuga!
Quando os deputados da base do governo vêm aqui defender o projeto do Iprev, falam e pregam o paraíso, mas um paraíso muito distante. Mas eu faço uma pergunta: se esse projeto realmente atendesse aos interesses dos servidores e da sociedade catarinense, dentro de uma visão ampla, dentro da visão da isonomia, será que estariam esses deputados pedindo licença para promover na correria uma substituição de deputados suplentes? Deputados esses que vêm para esta Casa com uma única obrigação: votar a favor do governo?
Então, os bons exemplos devem ser seguidos, mas a sociedade deve estar atenta a esses suplentes que estão assumindo com a obrigação única de votar a favor do governo, porque os titulares se licenciam porque não têm coragem de enfrentar o eleitor, a população. O medo toma conta e como diz um velho ditado histórico, o medo faz muita gente correr.
Por isso, sr. presidente, esses deputados não estão promovendo um rodízio e sim uma fuga. Mas não haveria necessidade disso, pois se esses deputados receberam grande votação e tiveram oportunidade de ser titulares é porque a população delegou-lhes essa tarefa. Então, não haveria motivo algum para fazer o rodízio neste momento, a não ser para fugir da votação do Iprev.
Portanto, quero deixar o registro de que o bom exemplo do Partido Progressista deve ser seguido, sim, pelos demais partidos, mas quero fazer aqui um desafio à base do governo, porque o Partido Progressista vai continuar, durante este mandato, promovendo rodízio, pois mais deputados estarão aqui, em diversos momentos. E nesse rodízio quero deixar o desafio à base do governo, no sentido de continuar fazendo rodízio após a votação do Iprev, até para mudar a imagem do tipo de rodízio que estão fazendo.
Por isso, catarinenses, temos que ficar alertas, porque nesta Casa, a todo momento, surgem factóides, surgem situações que visam, inclusive, induzir ao uso de discursos decorados, repetitivos, para argumentar o que não é argumentável, para sustentar o que é insustentável.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Pois não, com muito prazer!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Deputado Altair Silva, quero cumprimentá-lo pela brilhante atuação neste período em que está nesta Casa, fazendo de fato um rodízio sério no seu partido, que traz novas lideranças para a Assembléia para conhecer os trâmites e, claro, o processo interno. Quero parabenizá-lo também pelos temas centrais que tem trazido, levantando cedo para poder pronunciar-se da tribuna, ao nosso estado e à nossa Casa, principalmente temas ligados à agricultura.
Enfim, que v.exa. leve para a sua vida essa experiência e possa voltar à Assembléia em outros momentos.
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Muito obrigado, deputado Dirceu Dresch.
Mas, continuando o assunto da política de rodízio, que tem estimulado muitos partidos a aumentar o número de candidatos a vereador, quero dizer que nós, do Partido Progressista, estamos trabalhando nas eleições esse projeto, porque servir à nação, servir ao estado, servir ao município requer trabalho de equipe.
E nós, dentro do projeto "Partido Progressista, um novo tempo", estamos trabalhando essa causa, a do bom exemplo, e os bons exemplos devem sempre ser seguidos. E aqui deixo o desafio para que a base do governo pratique, sim, o bom exemplo, para que depois da votação do Iprev continue chamando os suplentes para também servirem a esta Casa, porque senão vai ficar muito feio, perante os catarinenses, fazerem mais manobras, principalmente os pré-candidatos a prefeito saindo como se fosse uma fuga, para que suplentes assumam e votem com os interesses do...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)