Pronunciamento

Altair Silva - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/12/2020
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Demonstra solidariedade à população de Criciúma pelo terror ocorrido durante a madrugada da presente data.
Reporta-se à morte do empresário visionário do Município de Palma Sola, sr. Nilson José Crestani, vítima da Covid-19, prestando solidariedade aos familiares. E, igualmente, à família do sr. Harri Walter Hubner, pelo seu passamento, citando que era Presidente do Conselho Comunitário do Bairro Santa Maria, em Chapecó, e destaca a grande liderança comunitária que exercia.
Faz um agradecimento especial à Bancada do Oeste, ao comentar sobre a reunião produtiva que tiveram com o Governador do Estado, que resultou em ações positivas para a região como a questão de abastecimento de água para o município de Chapecó, a partir de projeto que a Casan pretende implantar, captando água do Rio Chapecozinho e passando pelos Municípios Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta.
Também, fala da importância da chuva que ocorreu no final de semana para a economia, o que considera uma benção, e relata a previsão de mais chuvas, mesmo que irregular, para os próximos meses. Ao falar sobre os produtores rurais, principalmente os que plantaram milho, entende que é imprescindível acelerar o reconhecimento do decreto de emergência para que os produtores possam ir até às instituições bancárias e fazer o refinanciamento e readequação de suas dívidas. Ao mesmo tempo, pede para a Secretaria da Agricultura e Pesca que retome o programa Troca-Troca com as cooperativas, a Epagri, as casas agropecuárias credenciadas para dar agilidade à reposição de sementes de milho, grão que constitui a matriz econômica do grande oeste catarinense. [Taquígrafa: Sílvia]