Pronunciamento

Altair Silva - 069ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/08/2017
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Saúda o deputado estadual Marcel van Hattem, do Partido Progressista do Rio Grande do Sul, que visita o Parlamento catarinense na presente data.
Constata que Santa Catarina, apesar da propaganda de que é um estado diferenciado pelos índices econômicos, tem também suas adversidades internas, considerando uma delas as secretarias regionais. Relata que as mesmas foram criadas em 2003, com a ilusão de levar mais desenvolvimento para o interior, mas serviram apenas para criar diretórios de partidos políticos, não havendo nenhum resultado efetivo para a população.
Recorda que já tramitou na Casa projeto com o objetivo de reduzir os gastos com as secretarias regionais, e que vários deputados já apresentaram projetos de lei no sentido de extingui-las, ressaltando que apoia tais iniciativas. Neste sentido, registra que protocolou na Casa o Projeto de Decreto Legislativo n. 0002/2017, que dispõe sobre a realização de plebiscito para consultar a população a respeito da extinção das ADRs, propondo que o mesmo seja realizado durante o primeiro turno das eleições de 2018.
Declara que o custo das secretarias é muito alto, dinheiro este que poderia ser direcionado para atender outras demandas, como saúde, educação e infraestrutura, salientando a importância de reduzir o tamanho da estrutura do estado, e de incentivar a iniciativa privada. [Taquígrafa: Sara]