Pronunciamento

Ada De Luca - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/06/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Cumprimenta a Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense que completou 52 anos de excelentes serviços prestados a Santa Catarina e ao Brasil.
Afirma que dos 540 mil estudantes da rede pública catarinense, pelo menos 97 mil não tem acesso a internet, e o Ministério da Educação autorizou que as aulas virtuais sejam computas dentro do calendário escolar de 2020, e indaga como ficará o calendário escolar daqui para frente no estado.
Cita a questão dos imigrantes que ao virem para a América não encontram nada, mas com força e determinação construíram suas vilas. Relata que a canção típica italiana, América, América, América, é datada de 1875, relatando a saga dos italianos, mas válida para todas as etnias.
Faz um comparativo com os imigrantes que chegam hoje ao Brasil, que vem com os mesmos sonhos e esperanças, e quase 200 depois ainda enfrentam preconceitos e dificuldades.
Cita que amanhã é o Dia do Imigrante, e gostaria de anunciar um projeto de lei que apresentou na Casa, que isenta os imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social das taxas de tradução juramentada no território catarinense.
Agradece aos deputados da Comissão de Justiça pela aprovação unânime de duas matérias que apresentou e que são muito importantes para a proteção das mulheres.
Para encerrar, comenta as entrevistas concedidas pelo Governador, considerando-as descabidas, fora da realidade. Indaga que, se o Governador considera a sua gestão exitosa, o que seria do Estado se fosse um fracasso?
Afirma que o Governo ignora as ações injustificáveis da sua equipe, que resultaram em negociações a atitudes catastróficas, também considera um desrespeito a sua atitude com os 40 Parlamentares, bem como com os seus eleitores, e com o Ministério Público, a Polícia Civil e o Tribunal de Contas.
Entretanto, concorda com o Governador quando diz que o melhor de Santa Catarina é o seu povo, e espera que o estado possa sobrepujar mais esta crise. [Taquígrafa: Sara]