Pronunciamento

Ada De Luca - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/06/2019
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Tece críticas à extração do xisto em Papanduva, assunto recorrente na região. Informa que os moradores do planalto norte estão preocupados e temerosos com os impactos ambientais negativos que a extração proporcionará à região. Acrescenta que os impactos ambientais negativos causarão consequências na saúde das pessoas e danos irreversíveis na fauna e flora. Comenta que a geração de impostos e o impulso da economia, nesta operação, serão consideravelmente pequenos e não compensatórios.
Informa que a extração é realizada através do método fracking, utilizada por companhias de petróleo e gás, para aumentar a produção, e que gera muita polêmica. Trata-se de um processo que consiste na perfuração e injeção de fluidos químicos no solo para elevar a pressão, fazendo com que haja fraturas nas rochas e consequentemente a liberação do gás.
Destaca que é preciso ser levado a sério o Acordo de Paris, cujo objetivo é diminuir a emissão de gases. Salienta que o Paraná já tomou as medidas necessárias e proibiu a extração do xisto. Comunica que um projeto semelhante foi apresentado na Casa e está tramitando, e com isso, espera que os deputados colaborem para que o mesmo seja aprovado com agilidade para dar uma resposta à população do Planalto Norte.
Finaliza seu pronunciamento, frisando que o meio ambiente é o maior patrimônio da humanidade e não deve ser prejudicado. [Taquígrafa: Sara]