Pronunciamento

Ada De Luca - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2021
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Inicia sua fala com a seguinte frase: para nós, mulheres, impossível é uma palavra que praticamente não existe.
Discorre sobre o Dia Internacional da Mulher que se comemora na segunda-feira, dia 08 de Março, dizendo que é um dia de reflexão sobre liderança compartilhada e a coragem, pois a mulher é de uma competência extraordinária que ela mesma não sabe. Afirma que o lugar da mulher é unicamente onde ela deseje estar, tem o direito de protagonizar a tomada de decisões, lado a lado aos homens, ou seja, liderança compartilhada.
Com veemência pede que a mulher tenha coragem, que conquiste seu espaço dentro da sua casa e lidere na sociedade, em cargos que venha a ocupar, na política e outros. Cita algumas das lideranças femininas no combate à pandemia, como das cientistas Jaqueline de Jesus e Ester Sabino, que conseguiram o genoma do novo coronavírus.
Pergunta a todos o que países como a Dinamarca, Etiópia, Alemanha, Nova Zelândia e a Eslováquia tem de diferente. Cita que eles têm em comum o fato de serem reconhecidos pela rapidez e eficácia da sua resposta à Covid-19, e são chefiados por mulheres. Comenta que são 20 países com mulheres como chefe de Estado ou de Governo.
Menciona a presença feminina na Assembleia Legislativa, através da Bancada Feminina, que já proporcionou o avanço de propostas como Observatório de Violência Contra a Mulher, a Procuradoria Especial da Mulher e tantas outras. Ressalta que a representação feminina conta muito nas ações em defesa da mulher, mas também, da sociedade em geral.
Finaliza, dizendo que a coragem para liderar é o caminho para toda uma sociedade melhorar. Liderar não é impor, liderar é despertar no outro a vontade de fazer, de acompanhar e de seguir!
Parabeniza as mulheres, desejando-lhes muita saúde junto a suas famílias, muita alegria de viver! [Taquígrafa: Eliana]