Pronunciamento

Ada De Luca - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta o número de mortos por COVID-19 no País, o crescimento de casos no Estado, e o impacto da pandemia na economia. Para ilustrar sua fala, exibe, no telão do plenário, um trecho de uma reportagem sobre as medidas que o Governo Estadual vem tomando em Santa Catarina.
Comenta a ineficiência da estratégia de regionalizar as medidas de combate ao coronavírus, e cita seu voto favorável para que aconteça uma audiência pública, no dia 20, com a intenção de questionar as medidas tomadas e estratégias futuras relacionadas ao combate da COVID-19.
Informa que a receita líquida de Santa Catarina, em julho, cresceu 251 milhões de reais em relação a julho do ano anterior, representando um crescimento de 12%, e mostrando que há recursos para serem inteligentemente investidos para a neutralização do coronavírus.
Sente-se aliviada com a liberação das emendas impositivas, que alocam recursos para as prefeituras do Estado, e parabeniza os Deputados por se reunirem com o Secretário da Fazenda, Paulo Eli, e acrescenta que o Governo do Estado tem o dever de prestar contas e mostrar resultados.
Questiona a falta de transparência no encaminhamento de recursos para as empresas catarinenses. Elogia a ação do Governo Federal em sinalizar mais 6 bilhões de reais em crédito para as empresas. Afirma que o caminho é usar o dinheiro público para girar a economia e salvar vidas.
Comenta que o povo espera um Governo que tenha responsabilidade, transparência, eficiência e gestão, e finaliza de forma otimista, citando uma frase de Abraham Lincoln: "O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas, sim, daqueles que tombaram antes de vencer." [Taquigrafia: Northon]