Pronunciamento

Ada De Luca - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/08/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre a Audiência Pública realizada na comissão especial que controla os gastos públicos, esclarecendo alguns pontos, e revelou muitos problemas a serem enfrentados, como: falta de diálogo do Governador com os municípios; falta de ações regionalizadas; centralização dos testes, com mais de onze mil testes represados no Lacen; falta de transparência nos critérios científicos que são adotados quando uma decisão é tomada; demora na liberação dos recursos do Estado; demora na ativação dos leitos de UTI; sobrecarga no sistema de Saúde de algumas cidades; falta de profissionais de Saúde, anestésico e insumos, denotando grande falta de planejamento; problema no pagamento para as clínicas particulares contratadas para fazer tratamento de hemodiálise.
Afirma que o cenário é assustador e muito preocupante, e não adianta reclamar do Ministério da Saúde, como fez o Secretário, mas é preciso ir a Brasília mostrar as necessidades, pontuar, planejar, porque só dinheiro não resolve, é preciso apoio técnico do Ministério.
Ressalta que o povo catarinense está ávido por atenção e questiona o motivo para o Governador Moises não ter participado da audiência. Pergunta sobre os valores repassados pelo Governo Federal ao Estado e afirma que espera resultados.
Lembra que administrar o dinheiro público é algo muito sério, e que não é o momento de fazer política com a vida do povo catarinense. [Taquigrafia: Guilherme]