Pronunciamento

Ada De Luca - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/09/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta os números apresentados na edição do Atlas da Violência de 2020. Comenta sobre a alarmante taxa de feminicídio no Brasil em 2018, e enfatiza que 70% das vítimas são mulheres negras.
Comunica que um dos caminhos para solucionar este problema é através da conscientização, alertando e debatendo o assunto para que a sociedade reflita. Acrescenta que outro caminho é estimular a denúncia, para que o problema seja resolvido nos primeiros indícios de violência.
Ao mudar o tema, anuncia a importância de um planejamento pós-pandemia para a retomada da economia e manutenção da estrutura pública de saúde, citando como exemplo a permanência dos leitos de UTI nos hospitais catarinenses, mesmo com a diminuição dos casos de coronavírus. Relata que o Secretário-adjunto da Saúde informou que a manutenção das UTIs nos hospitais do Estado encontra-se em estudo, e alerta para a necessidade de Santa Catarina estar preparada para possíveis novas ondas da Covid-19 e sequelas que causam. Também, reitera que lutará firmemente para que haja um planejamento pós-pandemia e que todos os leitos de UTI continuem ativos nos hospitais. [Taquigrafia: Northon]