Pronunciamento

Ada De Luca - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/05/2019
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Informa que, como deputada e membro da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, não poderia se omitir em relação à situação da Eletrosul. Comenta que é uma empresa estatal sediada em Florianópolis, há 50 anos, e que já faz parte da história do estado.
Relata que houve uma audiência pública no dia anterior para tratar da fusão da Eletrosul com a CGTEE, sediada no Rio Grande do Sul. Comenta que a Eletrobrás já confirmou a fusão, porém a Eletrosul continuará como está.
Demonstra desconforto com a falta de respostas por parte do governo do estado, a falta de apresentação de dados, bem como celeridade do governo para com essa movimentação.
Comenta que esse assunto está acima de ideologias políticas, e que a Eletrosul, por ser a sexta maior empresa estatal do país, gerando lucros, não deve ser incorporada a uma empresa de menor porte que registra prejuízos bilionários.
Ressalta também que Santa Catarina perderia anualmente R$ 60 milhões de Fundo de Participação dos Estados, porque o movimento econômico passaria a ser registrado no Rio Grande do Sul.
Finaliza, solicitando o apoio de todos os parlamentares da Casa Legislativa, e dirige-se ao governador Moisés para que se posicione em prol da Eletrosul e interceda junto ao Governo Federal. [Taquígrafa: Elzamar]