Pronunciamento

Ada De Luca - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/12/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre a informação anunciada pela empresa ENGIE para a desativação do complexo termoelétrico da Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, até o ano de 2025, tendo início em dezembro de 2021.
Lembra que esta é a única usina que efetua a compra de carvão mineral em todo o sul do Estado, e discorre sobre as negociações deste material, que não avançaram. Diz que algumas possibilidades já estão postas para evitar a desativação do complexo em três etapas nos anos de 2021, 2023 e 2025.
Fala que também existem outras possibilidades, principalmente a concretização da venda do complexo para outra empresa. Acredita que o caminho é viabilizar uma solução que envolva o Governo Federal, o que evitaria o fechamento de 20 mil postos de trabalhos na região.
Informa que o Ministro das Minas e Energia receberá uma comitiva de representantes do sul do Estado, e destaca a importância do trabalho conjunto, unindo forças para que este momento seja o melhor para Santa Catarina.
Discorre sobre a importância do setor da mineração para o Estado e sua história. Finaliza, comentando sobre os danos ambientais causados no passado e que, hoje, as práticas são limpas e sustentáveis, tais como as áreas degradadas recuperadas.
Parabeniza o Grupo ND pelo início das atividades da emissora de televisão em Criciúma, afirmando que a ampliação das atividades da ND Record na região sul serão de grande relevância e visibilidade para o Estado e o País. [Taquigrafia: Guilherme]