Pronunciamento

Ada De Luca - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/08/2019
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Inicia falando que o carvão é uma riqueza da sua terra natal, Criciúma. E que para o transporte do mesmo foi construído em Imbituba o Porto, e em Tubarão a Estrada de Ferro. Elogia a posição do Senado Federal em relação à questão da aposentadoria dos mineiros. Cita que é uma profissão insalubre, sofrem muitos riscos de acidentes e graves problemas de saúde.
Informa que o carvão enriqueceu o comércio, a indústria de toda a região, mas como consequência prejudicou a saúde de muitas pessoas. Lembra que seria inviável a aposentadoria dos mineiros após 35 anos de trabalho devido a problemas respiratórios, como asma e bronquite, que são doenças crônicas.
Agradece o apoio dos senadores Espiridião Amin e Tarso Jereissati pelo encaminhamento favorável dado à reivindicação dos trabalhadores mineiros ao tempo de serviço de 15 anos, 20 e 25 anos conforme trabalho realizado nas minas.

Deputado João Amin (Aparteante) - Parabeniza a deputada pelo tema debatido no Plenário, os mineiros com certeza merecem. [Taquígrafa: Ana Maria]