Pronunciamento

Valmir Comin - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/07/2018
DEPUTADO VALMIR COMIN (Orador) - Enaltece a participação e o espírito abnegado do voluntariado, que é peculiar ao povo catarinense. Neste sentido, cita a Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Menciona sua participação no almoço festivo organizado pela comunidade, visando angariar fundos para a entidade, um evento muito concorrido, que contou com a participação de diversos chefs que elaboraram os cardápios, e ainda esportistas que doaram camisas autografadas, que foram leiloadas.
Apresenta um histórico das atividades da Associação Nossa Casa, que foi fundada em 05/05/1999 e inaugurada em 01/09/1999, acolhendo crianças e adolescentes como medida de proteção sempre que os seus direitos reconhecidos por lei sejam ameaçados ou violados. Relata que a instituição tem sede própria e, em seus 18 anos de existência, já acolheu mais de 600 crianças, oferecendo aproximadamente 120 atendimentos internos e externos por mês. Destaca que lá trabalha um time de colaboradores dedicados, empenhados em oferecer às crianças um lar carinhoso, contando com 25 funcionários. Comenta que a entidade se mantém por meio de convênio governamental, mas conta com a ajuda e doações provenientes da comunidade. Dentro do tema, cita outras entidades dignas de nota, como Casa Guido, Apae, AMA, Asilo São Vicente e o Instituto Diomício Freitas.
Alerta para a necessidade de acolher os menos afortunados, crianças e jovens, oferecendo-lhes preparação educacional e moradia digna, amparando os idosos, pois dados estatísticos apontam 280 mil pessoas cuja renda familiar não ultrapassa R$ 80 por mês, que estão nas periferias e não são vistos. Também reafirma a importância de priorizar políticas públicas que tragam dignidade a essas pessoas, inclusive com a manutenção do ensino profissionalizante, exemplificando os Cedups, que preparam para o mercado de trabalho, e também medidas governamentais em defesa da geração de emprego e renda. [Taquígrafa: Sara]