Pronunciamento

Valmir Comin - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/08/2018
DEPUTADO VALMIR COMIN (Orador) - Tece comentários a respeito da atuação do Cepon em Santa Catarina, como excelente no tratamento oncológico, destacando a prestação de assistência integral dos abnegados funcionários da referida instituição. Cita a Lei Federal n. 12.732, de 2012, a qual estabelece o prazo de 60 dias para início do tratamento do câncer após o diagnóstico, e o mencionado centro tem começado o tratamento de dez a 15 dias depois do exame, o que demonstra grau de eficiência, profissionalismo e comprometimento dos servidores, bem como tendo casos que se dá imediatamente o procedimento.
Também, faz referência às mulheres portadoras de câncer de mama, que são aproximadamente 300, e que fazem uso do medicamento Herceptin, o qual é fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído pela secretaria de estado da Saúde de Santa Catarina, para o combate do câncer no início e evita que se espalhe. Menciona lei de sua autoria que dá direito a consulta, exames laboratoriais, operatórios, pós-operatório e a reconstrução da mama com prótese de silicone pelo Sistema Único de Saúde e, após três anos de vigência no estado de Santa Catarina, transformou-se em lei nacional. Apela ao Ministério da Saúde e ao secretário de estado da Saúde para que providenciem regularmente o referido medicamento, e lembra a decisão judicial de 2009 que obriga a União a fornecê-lo a todas as mulheres acometidas de câncer de mama.
Ao enfatizar que a saúde em Santa Catarina deve ser prioridade em prol da vida humana, reitera o apelo ao Ministério da Saúde e governos federal e estadual para que mantenham a medicação Herceptin. Também, faz um agradecimento ao trabalho desenvolvido pelo amigo e advogado Alexandre Amin Salum, que é um grande colaborador, ao discorrer sobre o gesto de solidariedade, o qual não é apenas para o próximo, mas para nós mesmos, pois acredita que o Universo conspira sempre a favor do bem e atinge os familiares e amigos.

Deputado Mário Marcondes (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e destaca o trabalho desenvolvido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

DEPUTADO ALDO SCHNEIDER (Presidente) - Parabeniza e agradece o deputado Valmir Comin por trazer à tribuna da Casa o tema saúde e, em especial, sobre uma doença grave que afeta milhares de pessoas no mundo - o câncer. E, muitas vezes, pessoas que não passam por ela, não tem a ideia da gravidade. Por isso, destaca que em Santa Catarina há empenho no sentido de sermos excelência no tratamento oncológico a quem é acometido pela doença. [Taquígrafa: Sílvia]