Pronunciamento

Valmir Comin - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/06/2018
DEPUTADO VALMIR COMIN (Orador) - Menciona assunto relacionado à tomada de posição por parte da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, com relação ao Cedup. Comenta a entrevista da NSC TV, destacando que o Centro de Educação Profissional Dário Geraldo Salles, escola técnica com 40 anos de atuação, e que forma profissionais em 11 cursos na área de gestão e indústria, foi submetida no momento a um processo vexatório em concurso realizado de dois em dois anos, pagos do próprio bolso pelo professor. Cita que foi postado edital há um mês para cursos do segundo semestre, e que repentinamente receberam ofício da Secretaria de Educação, proibindo os Cedups de todo o estado a realizar cursos. Alega que a instituição não sabe a intenção de tal decisão e, que vários alunos de Joinville e outras comunidades, irão ficar sem a oportunidade de se profissionalizar e beneficiar as áreas técnicas de Santa Catarina. Afirma que o Cedup não é contra o ensino privado, mas defende o ensino público e gratuito em todos os níveis, por isto, está a elaborar abaixo assinado em repúdio a ação.
Faz questão de posicionar, mesmo não tendo dados mais profundos sobre a situação, que causa estranheza o fato, porque atualmente a capacitação técnica é imprescindível dentro de mercado tão dinâmico e inovador, e o trabalhador precisa se readaptar a novas vertentes de qualificação.
Registra que sente muito orgulho de ter sido aluno do Cedup, onde fez curso de edificação, e adquiriu segurança jurídica para seguir sua vida. Entende que os cursos técnicos estão embasados no segundo grau, porque o cidadão cria asas, busca autodomínio e sustentabilidade. Solicita a Casa e aos colegas parlamentares apoio para buscar e elucidar tal ação. Pede espaço à secretária de educação, Simone Schramm, para em conjunto esclarecer e garantir as qualificações espalhadas por todas as regiões do estado.
Finaliza afirmando que educação é prevenção, é segurança, é dar às pessoas a chance de resgatar a autoestima, e aprimorar seu conhecimento, dar aos filhos e a família vida digna. [Taquígrafa: Ana Maria]