Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/03/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Cita uma frase: "Mudar é complicado, mas acomodar é perecer." Assim chama a atenção dos colegas parlamentares e dos catarinenses para um assunto sério que diz respeito às desigualdades regionais.
Ressalta que Santa Catarina é rica em regiões produtivas, abundante em potenciais setoriais que, muitas vezes, se perdem pela falta de incentivos e ficam esquecidas. A mudança para o estímulo do desenvolvimento é necessária. Como exemplo, apresenta a situação de 12 municípios do meio-oeste do estado, que compreende sete mil quilômetros quadrados, e é uma das regiões mais pobres.
Relata que se trata de uma região que abriga 200 mil pessoas e que detém um potencial ainda muito pouco explorado que é o agrícola. A qualidade das terras comporta uma grande capacidade agrícola, uma atividade que representa uma parcela importante da economia catarinense e envolve centenas de famílias.
Lembra que, em 2018, o agronegócio respondeu por 68% das exportações catarinenses com um faturamento que ultrapassou os U$4 bilhões. Pergunta, então, porque não impulsionar e fortalecer, como estratégia de combate à desigualdade social e econômica, a expansão da agricultura, do agronegócio nesses municípios.
Menciona que apresentou ao secretário da Agricultura sugestões de ações pontuais para que esses municípios do meio-oeste catarinense tenham a mão forte do estado. Que possa esse território se tornar produtivo, ele se encontra com cerca de 30% da área com matas reflorestadas, outra parte de mata nativa e uma grande parte que poderia ser utilizada como expansão do agronegócio com a criação de aves, suínos, gados de corte, gados de leite.
Informa sobre outras sugestões: manter o escritório da Epagri na região; estudos do potencial agropecuário liderado pela secretaria de Agricultura envolvendo as cooperativas do estado; implantar programas de fomento com grãos, hortaliças, pecuária, ovinocultura.
Afirma que a força e a capacidade de produção do povo catarinense é a principal riqueza do estado. Incentivar o desenvolvimento e o fortalecimento das potencialidades regionais é a sua bandeira de atuação.
Declara que ficou surpreendido com a desativação do escritório regional da Epagri naquela região de Curitibanos e de Caçador. Entende que essa não é uma decisão inteligente, pois lá trabalhavam muitos funcionários de carreira. [Taquígrafa: Eliana]