Pronunciamento

Silvio Dreveck - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2015
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sr. presidente e srs. deputados, vou procurar economizar o tempo, mas não poderia deixar de fazer alguns registros. Primeiramente, o debate realizado hoje com relação à manifestação do presidente, deputado Gelson Merisio, é um debate do qual não poderemos fugir, concordo com ele. Como poderemos fornecer um serviço público de qualidade, em todas as instituições, seja no Legislativo, Executivo, Judiciário ou Ministério Público e outros? Portanto, cabe a nós, sim, retomar esse assunto oportunamente sem trazer qualquer prejuízo às instituições. Não podemos fugir desse debate.
O segundo assunto que penso e acredito ser relevante é que chegará a hora de assumirmos o debate e tomarmos uma decisão ao que diz respeito ao Déficit Previdenciário do Estado de Santa Catarina, ou seja, aquilo que se arrecada pelo Instituto de Previdência e o que se paga a diferença é de R$ 3 bilhões em 2015. Portanto, quem vai pagar é a população catarinense.
E vale assumirmos esse compromisso de tratar desse assunto o mais breve possível para fazer aquilo que a população se manifestou lá em 2013 quando foi para as ruas pacificamente dizendo que queria melhor Saúde, melhor Educação, um melhor sistema viário e, nós, queremos menos corrupção. Portanto, cabe a nós tomarmos a iniciativa de atender esses anseios através dos debates, das decisões que tomarmos.
Assim, esses dois registros que vão à convergência do que o presidente colocava ou colocou melhor aqui nesta tribuna.
E, antes de encerrar, sr. presidente, o Orçamento que iremos votar aqui hoje, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, é a matéria mais importante para a população catarinense, não apenas no debate, mas também para que todos saibam o que será feito, o que será realizado na Saúde, na Educação, no Sistema Viário, na Segurança, na Agricultura, na Assistência Social, enfim, em todas as atividades do serviço público de obras que serão realizadas.
Por conta disso, de antemão, quero conclamar todos os parlamentares que votem com o projeto porque estaremos votando a favor do povo catarinense e tenho certeza de que o relator, o eminente deputado Marcos Vieira, no seu relatório vai-se manifestar e fazer os apontamentos sobre o que o estado poderá utilizar para o ano de 2016, qual é a previsão e quais as ações que serão realizadas e os recursos que serão aplicados.
Portanto, sr. presidente, encerro a minha fala até para dar oportunidade ainda ao relator que, certamente, utilizará mais tempo do que eu.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)