Pronunciamento

Serafim Venzon - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/07/2018
DEPUTADO SERAFIM VENZON (Orador) - Cumprimenta a instituição Corpo de Bombeiros e a afirma que é a de maior credibilidade no estado de Santa Catarina, e cita que não medirá esforços para a mesma seja cada vez mais forte.
Faz referências a lideranças de várias regiões do estado que se fazem presentes na Casa, na presente data, que vem reivindicar a defesa do ensino técnico profissionalizante, o Cedup.
Menciona tramitação do Projeto de Lei n. 6.299/2002, no Congresso Nacional, que viabiliza o uso de defensivos agrícolas, de produtos fitossanitários e dos agrotóxicos. Relembra sua origem, filho de agricultor, quando se usava esterco de gado para plantar milho e se capinava com a enxada, bem como a perspectiva numérica que se fazia da população para o ano de 2020 e, atualmente, são cerca de sete bilhões de pessoas; de que não faltaria alimento devido à capacidade de o mundo de produzir e distribuir alimentos. Porém, em função do uso de agrotóxicos na agricultura, que de um lado beneficia os produtores, mas por outro traz doenças ao ser humano e aos animais, como o câncer em alguns órgãos, percebe a necessidade de se limitar o uso de agrotóxicos, bem como avalia que o tratamento da água não retira totalmente os resíduos de veneno usados na agricultura. Por isso, entende importante a moção a ser enviada aos deputados federais e senadores para que se atentem quanto à liberação e orientação do uso de agrotóxicos. [Taquígrafa: Sílvia]