Pronunciamento

Romildo Titon - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/03/2011
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. presidente e srs. deputados, vou dividir o meu tempo com o deputado Aldo Schneider.
Tenho ouvido constantemente discursos nesta tribuna, a sociedade manifestando-se e a preocupação do governo do estado, do prefeito da capital que, numa angústia muito grande, depara-se com a questão da mobilidade das pessoas.
A cada dia o trânsito de Florianópolis está ficando mais difícil devido ao aumento populacional, ao aumento crescente dos automóveis circulando, à falta de estacionamento e aos pontos de estrangulamento da rede viária da capital.
Ouvi falar na busca de recursos para a melhoria da rede viária do estado, nos elevados custos para a implantação de novas alternativas de transporte. Ouvi até falar da transferência do terminal Rita Maria para o continente e também do centro administrativo, bem como da duplicação da via expressa.
Ouvimos falar a todo o momento em alternativas e busca de recursos para construir outra ponte para ligar a ilha com o continente. Temos ouvido com frequência os valores absurdos que são investidos na reforma da ponte Hercílio Luz. Todos os dias estão a bater nesta mesma tecla, ou seja, que na capital do estado está difícil se movimentar.
Ouvindo todos esses pronunciamentos sobre essa preocupação, que é da população em geral e que é verdadeira, percebemos hoje para ir a determinados locais da capital é melhor se deslocar a pé do que de carro. Vemos ônibus atulhados de pessoas, dificuldades no transporte público. Escutamos, todos os dias, falarem em transporte marítimo, em implantação de outras formas de transporte para viabilizar a mobilidade das pessoas.
Então, eu fico me perguntando, deputado Reno Caramori: será que não é hora de começarmos a pensar numa alternativa melhor, numa alternativa de menor custo, que é a transferência da capital do estado para o meio do estado de Santa Catarina? Será que não seria um investimento bem menor do que construir mais pontes, mais rodovias, mais elevados, mais transportes viários e tantos outros que aqui se falam? Será que não é o momento de amadurecermos essa ideia de deixar a Grande Florianópolis como uma cidade turística, dando condições de mobilidade para aqueles que vêm passar as suas férias aqui, fazer os seus passeios na capital?
Essa é uma indagação que começa a circular e acho que está na hora de o governo do estado e da classe política começarem a pensar numa alternativa.
Nós, lá no meio-oeste, deputado Reno Caramori, podemos oferecer diversas cidades que estão no coração do nosso estado. Uma delas é a minha querida Campos Novos que está completando mais um aniversário de emancipação. Existem grandes planícies, terras boas, terras abundantes para se construir, o mercado imobiliário não está explorado como na capital, o custo de vida é outro e certamente haveria mais condições para se abrigar a capital do estado de Santa Catarina.
Esta é a minha manifestação diante de tudo aquilo que nós vemos no cenário político de Santa Catarina, das preocupações constantes que vemos nas pessoas e que, com toda a razão, estão reclamando do trânsito, do aumento da população e de tantas outras questões que aqui acabamos de falar.
Portanto, deixo esta minha pequena mensagem de reflexão, a qual será uma das minhas bandeiras daqui para frente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)