Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/05/2019
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Referencia a sessão especial realizada na Casa Legislativa em homenagem aos 45 anos da Associação Catarinense das Fundações - Acafe, proposta pela deputada Luciane Carminatti, e manifesta sinceros cumprimentos à autora do requerimento pela relevante iniciativa.
Paralelamente ao referido assunto, informa a criação na Casa Legislativa da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Educação Superior para discutir o cumprimento de bolsas de estudo nos estabelecimentos de ensino, conforme determina o Art.170, uma vez que não houve concessão do referido benefício dos governos antecedentes.
Apresenta um breve histórico da Acafe, salientando a importância da referida associação para a educação do estado catarinense e das instituições particulares no atendimento de maior número de alunos do sistema da educação superior.
Destaca a sua estrutura, que é composta de 16 instituições de ensino superior, sendo que 11 delas universidades e cinco centros de Educação Superior. Atende mais 53 municípios do estado, possuindo mais de 150 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Conta com 1.852 grupos de pesquisa, favorecendo o mercado de trabalho em torno de nove mil professores e grande maioria de doutores. Na área física, possui em torno de 50 mil computadores conectados à internet, e beneficia mais de 50 mil alunos com bolsas de estudo. Destaca que nos últimos anos foram mais de 350 mil alunos beneficiados com o Art. 170.
Ressalta ainda que a relevância da Acafe vai além de bons profissionais para o mercado de trabalho ou na concretização de sonhos de milhares de estudantes, a instituição tem compromisso com o desenvolvimento de todas as regiões catarinenses, seja através das lideranças, na pesquisa, na inovação tecnológica e no incentivo a indústria, ao empreendedorismo. Destaca ainda o papel comunitário da Acafe, que seria dos governantes, seja na saúde, disponibilizando clínicas e laboratórios, serviços de hospitais, distribuição de medicamentos em farmácias solidárias, e também na área jurídica, economia solidária, além de promover a cultura e a pratica de ações concretas em defesa e recuperação do meio ambiente, e afirma que tais ações são motivos para abraçar e aplaudir a Acafe hoje e sempre. [Taquígrafa: Elzamar]