Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2018
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Ao parabenizar os municípios catarinenses que aniversariam na presente data, discorre sobre a cidade de Forquilhinhas, onde tem domicílio, destacando-a como encantadora, em pleno desenvolvimento e munícipes cidadãos envolvidos para que cresça ainda mais.
Reporta-se à data 1º de maio, Dia do Trabalho, criado em 1889, na França, para celebrar as conquistas dos trabalhadores nas lutas sindicais ocorridas em Chicago. No Brasil a mencionada data consolidou-se na Era Vargas, início da industrialização e os movimentos sindicais começavam a se organizar devido à Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, promulgada por Getúlio Vargas e com a criação do Ministério do Trabalho.
Alude que na atual globalização os movimentos dos trabalhadores se fortificam porque para onde vai o capital produtivo, o trabalho vai atrás, o que gera novas classes de trabalhadores, bem como novas oportunidades de empregos e condições de trabalho digna.
Destaca a competência do ex-ministro Manoel Dias no Ministério do Trabalho, informando que o Brasil liderou a geração de empregos, pois havia o compromisso inalienável do PDT para com os trabalhadores. E, atualmente, no governo Temer, a pasta se tornou um balcão de negócios, e segundo pesquisas feitas, temos mais de três milhões de desempregados. [Taquígrafa: Sílvia]