Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2019
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Faz homenagem aos municípios que estão de aniversário no dia 26 de abril, citando Abdon Batista, Celso
Ramos, Iraceminha, Itapoá, José Boiteaux, Lindóia do Sul, Serra Alta, Timbó Grande, Tunápolis, Vitor Meireles e a bela cidade de Forquilhinha.
Traz um breve histórico de Forquilhinha, uma cidade muito importante para o sul do estado, que comemora 30 anos de emancipação político-administrativa, e também onde fez e continua fazendo sua história pessoal e da sua família.
Comenta que a história da cidade começa na virada do século XIX, com a chegada das primeiras famílias alemãs, que construíram a primeira igreja, e a primeira escola em 1915. Em 1935 chegaram as Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que vieram para lecionar na escola. Diz que Forquilhinha é conhecida como a cidade mais alemã do sul do estado, mas na verdade é a casa de muitas etnias, com sua gente trabalhadora, dedicada e ordeira sendo responsável pela construção de uma economia pujante, que não tem medo de crises, com destaque para importantes empresas da indústria metalmecânica, da agroindústria, da agricultura e do comércio. Também é a maior produtora de arroz do sul catarinense, com uma agricultura altamente mecanizada em terrenos de alta produtividade. Além disso, conta com indústrias metalúrgicas, do vestuário, de produtos alimentícios e indústrias químicas.
Declara seu orgulho em pertencer a esta cidade, com o privilégio de fazer parte da sua história como o primeiro deputado eleito do município de Forquilhinha, e afirma que tem muitos motivos para juntar-se a todos os forquilhenses na comemoração dos 30 anos de emancipação do município, sentindo-se grato por lá viver e por compartilhar dias felizes. Parabeniza todos os cidadãos que lá moram, e a todos os municípios que nesta semana comemoram sua emancipação política, desejando sucesso a todos. [Taquígrafa: Sara]