Pronunciamento

PATRICIO DESTRO - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/07/2018
DEPUTADO PATRÍCIO DESTRO (Orador) - Relata que caravanas dos Cedups estão se mobilizando em frente à Secretaria da Educação para cobrar a reabertura das vagas, e que os manifestantes logo estarão no Parlamento, manifestando-se sobre o fechamento das mesmas.
Informa que esteve em Joinville visitando o Cedup e impressionou-se com a quantidade de laboratórios e a qualidade dos equipamentos lá oferecidos para a capacitação dos jovens. Destaca que lá estão matriculados 1300 estudantes que perderão estas vagas se o fechamento não for revertido.
Lamenta que, com o cancelamento das matrículas, equipamentos caríssimos estejam destinados ao sucateamento, além do prejuízo para os jovens e a sociedade, que não terão a oportunidade de preparar-se para o mercado de trabalho. Também ressalta que o governo vai deixar de investir em Educação para ter que ampliar, futuramente, as verbas da Segurança Pública.
Espera que o governador reveja a decisão da Secretaria da Educação, reabrindo as matrículas para os 18 Cedups catarinenses, pois somente em Joinville aproximadamente mil alunos deixarão de concluir um curso profissionalizante este ano. Também rebate a justificativa da secretaria, de que vai fechar porque os alunos não permanecem até o final dos cursos, entendendo que a solução seria verificar qual o motivo de tamanha evasão escolar. [Taquígrafa: Sara]