Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz rápida reflexão por onde caminha a humanidade. Entende que países, sociedades, empresas, famílias, organizações passam por crises, mas não se admite que a solução esteja na criminalização, pela morte e pela desumanização. Destaca que não há disputa política, econômica, instabilidade que justifique condenar a pobreza, a doença, ou qualquer ser humano. Faz referência ao tema em razão do surgimento e amplificação de manifestações que desumanizam e condenam mulheres, negros, índios e que não se pode considerar normal e natural, defender a agressão, a ofensa e a morte de quem quer que seja. Cita que é preciso lutar para a construção de uma cultura de paz, onde a vida possa estar acima dos interesses pessoais.
Lembra os 12 anos da assinatura da Lei Maria da Penha, e que a mesma ainda precisa avançar muito, porque tramitou 18 anos na justiça brasileira sem sentença definitiva, e os agressores em liberdade. Salienta que só houve mudança após condenação do Brasil pela OEA, Organização dos Estados Americanos, por omissão.
Encerra afirmando que mesmo com a lei em vigor, infelizmente o país ocupa o vergonhoso quarto lugar no ranking em casos de violência contra a mulher, e Santa Catarina aparece entre os piores estados na mesma questão. Alega que ainda existem muitos desafios a serem vencidos, é necessário construir uma cultura que supere a violência contra a mulher e qualquer ser humano. [Taquígrafa: Ana Maria]