Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 109ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/11/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz referencia ao Programa Mais Médicos, manifestando preocupação a respeito do cancelamento do convênio, proferido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro. Acredita que tal procedimento afetará o extraordinário trabalho que os 250 mil médicos cubanos prestam no estado de Santa Catarina e em outros estados do Brasil, atingindo principalmente a demanda da classe mais pobre no atendimento de suas necessidades físicas e emocionais, e promoção da saúde preventiva, modelo implantado no país.
Diante do cancelamento do padrão de saúde ora adotado com resultados positivos, sugere ao poder público manter a prevenção para dar continuidade ao referido modelo que é menos oneroso, eficaz aos cidadãos, promove qualidade de vida e saneamento básico, contrapondo-se à aplicação inadequada de grandes recursos oriundos nos municípios, estados e União, sem solução à saúde no Brasil.
Finaliza, declarando-se receptivo à saúde preventiva, e reforça que há várias iniciativas importantes nos municípios no sistema de prevenção, alegando que é uma alternativa que possibilita o enfrentamento da doença, presente no território nacional. [Taquígrafa: Elzamar]