Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/05/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Comenta a respeito dos cortes nos orçamentos das universidades federais. Cita que na UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul estudam em torno de sete mil estudantes e o bloqueio alcançaria 30,1% dos recursos de custeio, e 59,7% dos recursos de capital, causando um impacto total de mais de R$ 18 milhões de bloqueio orçamentário. Comenta que, caso haja o corte nos orçamentos, a universidade precisará abrir mão de investimentos. O reitor prevê impactos nas pesquisas, nas extensões universitárias e monitorias. O deputado relembra da Emenda n. 95, que congelou investimentos por 20 anos, e já havia gerado uma perda de 18% do orçamento da UFFS. Agora, com mais esse corte, a soma chega a quase metade do valor orçamentário das universidades.
Também cita dados da UFSC, informando que são mais de 47 mil estudantes, e o bloqueio no orçamento foi superior a R$ 60 milhões, atingindo diretamente em pesquisas para melhorar a qualidade de vida de agricultores expostos aos agrotóxicos, além de prevenir e tratar doenças, citando como exemplos o câncer, a depressão e o Mal de Alzheimer. Demonstra preocupação com este bloqueio dos recursos destinados à educação superior no estado.
Relata, ainda, que recebeu informações de que está faltando medicamentos para transplantados, portadores de HIV, de hepatites e de câncer, atingindo um total de dois milhões de pessoas com risco de vida. Finaliza, afirmando que a falta de medicamentos não se justifica pelo atraso no repasse de medicamentos, mas, sim, por não ter havido a compra dos mesmos.

Deputada Ada de Luca (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo discurso, faz críticas à falta de medicamentos e afirma que pessoas estão morrendo. [Taquígrafa: Sílvia]