Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 117ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/12/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Lembra que faz 29 anos que ocorreu o massacre, em Montreal, no Canadá, quando 14 mulheres foram assassinadas, na escola politécnica, pelo fato pura e simplesmente de serem mulheres. E por estarem, naquele exato momento, em um espaço, considerado pelo assassino, ser somente de homens.
Ressalta que foi exatamente, a partir desse crime bárbaro, que um grupo de homens canadenses iniciou uma organização com o propósito de mostrar que repudiam todas as formas de violência. Chamaram-na de Laço Branco como símbolo, e adotaram como lema: "Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência."
Salienta que o dia seis de dezembro se traduziu como sendo o de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. É um alerta para todos numa luta por uma cultura de paz e de igualdade, e de dizer não ao machismo.
Acrescenta que o grande número de estupros, lesão corporal e feminicídios, no estado, é uma situação preocupante que se destaca negativamente, em vários cenários, contra as mulheres.
Reforça que para superar essa situação necessariamente passa pelo trabalho dirigido às crianças e adolescentes nas escolas. Que se construa um programa que leve esse debate para estes locais.
Salienta que as estimativas da própria ONU mostram que são gastos milhões de dólares por ano e com medidas paliativas. E quando se trata da questão preventiva, o custo se reduz, os dados apontam que se poderia gastar 30% menos com esse trabalho.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Registra que os dados indicam no Brasil que 70% dos feminicídios foram causados por abuso de álcool. Cita a importância da perspectiva da prevenção enfatizando de que seria muito mais barato construir um menino do que reformar um homem. [Taquígrafa: Eliana]