Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/07/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz menção ao Decreto nº 1.608/2018, do governador Eduardo Pinho Moreira, que abre crédito suplementar em favor dos encargos gerais do estado e anula dotações orçamentárias que seriam repassadas para a Secretaria de Educação.
Tece críticas ao atual governador, postulando a gravidade da situação, pois tal decreto retira a possibilidade de bolsas do Art. 170 para cerca de 76 mil jovens catarinenses, ceifando seus sonhos e aniquilando a única chance que esperançosamente havia para entrar na universidade.
Solicita que a Casa Legislativa manifeste-se e apela ao governador do estado a sustação do decreto, considerando que há outras fontes que podem ser cortadas, mas, jamais os recursos à educação.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Concorda com o discurso e soma-se ao apelo do deputado Padre Pedro. [Coordenadora Carla]

DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Fala dos problemas que agora afetam também a Educação catarinense, tendo em vista que o estado foi o último a entrar na crise econômica, graças ao trabalho do seu povo empreendedor. Assim como outros deputados já o fizeram, traz novamente o assunto, atendendo apelo de pessoas da sociedade e da família Cedup. Também faz referência ao Art. 170, que teve seus recursos diminuídos, prejudicando seriamente muitos jovens, que foram frustrados no seu desejo de adentrar a uma universidade. Considera tais decisões lamentáveis e equivocadas, pois, ao retirar do jovem a oportunidade da educação, abrem-se aos mesmos as portas do desemprego, ou até mesmo das comunidades terapêuticas e criminalidade. Informa ainda que, na União Europeia e outros países, aproximadamente 50% dos matriculados no ensino médio frequentam escolas técnicas, enquanto no Brasil esse número é de apenas 8% atualmente, o que, pelas medidas que se anunciam, tende a diminuir, limitando as oportunidades de emprego e afetando o futuro econômico do estado.

Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo pronunciamento, e por falar sobre os Cedups, trazendo informações tão importantes.

Deputado Luiz Fernando Vampiro (Aparteante) - Cumprimenta o deputado por destacar o tema dos Cedups, assim como outros deputados, e relata que conversou com o governador sobre o assunto, obtendo do mesmo a declaração de que ficou sabendo sobre tais medidas pelas mídias sociais. Declara que o governo do estado se prontificou a rever algumas situações relativas à Educação, pois é um defensor dos cursos profissionalizantes, que devem ser mantidos.

Deputado Jean Kuhlmann (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela pertinência do assunto, esperando que o governador cumpra a sua palavra, pois são 250 pessoas aguardando que a situação seja resolvida somente no Cedup de Blumenau. [Taquígrafa: Sara]