Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 024ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/04/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Tece comentários a respeito do relatório apresentado pelo Ministério Público de Santa Catarina que trata da análise de amostras da água consumida no estado, em vários municípios. E, por meio de exibição de vídeo, menciona que cidades catarinenses apresentaram resíduos de algum tipo de agrotóxico. Também, ressalta a fala da doutora e engenheira química, Sonia Corina Hess, que afirma que se for feita mais análises, mais se encontrará substâncias perigosas em todos os municípios. O relatório aponta que, mesmo fazendo o tratamento de água pelas empresas de saneamento, os pesticidas permanecem, conforme relato da especialista. Ainda foi dito que dos 17 princípios ativos de pesticidas encontrados na água catarinense, sete são proibidos pela União Europeia. Salienta que a sociedade catarinense e brasileira está bebendo água com veneno.
E, segundo dados da pesquisa, na roça a cada 100 pessoas, em 20 já constataram algum tipo de câncer. Além disso, para 2025 a cada duas pessoas nascidas, uma nascerá com Síndrome de Down ou Autismo. Por isso, considera que os governos devem tomar uma decisão em relação a isso e criar um mecanismo de controle quanto ao uso de agrotóxicos.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e demonstra preocupação referente ao tema abordado. [Taquígrafa: Sílvia]