Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/06/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Reporta-se à VII Jornada Catarinense de Plantas Medicinais e Fitoterapia, ocorrida nos dias 14 e 15 do presente mês na Alesc, com a participação da Associação Catarinense de Plantas Medicinais e Fitoterapia, da comissão de Sáude, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Frente Parlamentar Catarinense de Práticas Integrativas e Pastoral Saúde de Santa Catarina. Destaca o grande trabalho coordenado pela presidente da mencionada associação, Kátia Mara Batista, no sentido do uso consciente das plantas medicinais, como o debate desencadeado durante os dias em que reuniu mais de 500 pessoas.
Cita que o atual modelo de saúde presente na sociedade brasileira preocupa-se mais com a doença do que com a prevenção, por isso uma mudança se faz necessária e, todos os cidadãos, devem ousar para que isso ocorra, porque em pouco tempo toda a arrecadação do tesouro do estado não será suficiente para o enfrentamento das doenças que se manifestam nas pessoas, devido a vários fatores, entre eles, o consumo de alimentos com agrotóxicos.
Entende que a realização da jornada celebrou a vida humana, bem como a do planeta. Considera que esse é o desafio das relações do ser humano com a natureza, de buscar alternativas de forma harmoniosa. Ao mesmo tempo, indaga seu papel no Parlamento, que não é o de apenas ajudar na construção de propostas e fiscalizar as ações do governo, pois instrumentos para isso existem e todo cidadão tem a obrigação de fazê-lo, mas, de forma conjunta construir ferramentas que ajudem entender a razão do ser humano em sua essência. [Taquígrafa: Sílvia]