Pronunciamento

Neodi Saretta - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/04/2019
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Comenta sobre a reportagem que foi veiculada, em data anterior, sobre a possibilidade de paralisação de atendimento das UTIs dos hospitais públicos do estado, em função de dívidas na ordem de aproximadamente R$ 300 milhões.
A reportagem fala que o próprio secretário da Saúde informa que com as ameaças de interromper o fornecimento, se cumpridas, em nove dias os centros cirúrgicos de todo o estado vão parar as atividades, e em 14 dias as UTIs terão os atendimentos comprometidos.
Questiona como serão quitados os débitos se foram ao STF para reduzir o índice de investimento em Saúde para 12%, sendo que os 14% ou 15% já eram insuficientes, acarretando todos esses problemas. Ressalta que a questão é muito preocupante e espera que o governo não reduza o percentual.
Registra que no último domingo foi comemorado o Dia Mundial e Nacional de Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, uma data criada para alertar a sociedade sobre este problema.
Relata que, em tempos de tecnologia, estudos revelam os novos adoecimentos do trabalhador. Repercute dados publicados pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho: A cada 3h40min um trabalhador morre vítima de acidente de trabalho, e a cada 49 segundos um trabalhador é acidentado com os mais diversos tipos de lesões. Com a revolução digital, nas últimas três décadas, tem aumentado à incidência dos casos de ansiedade, depressão, perda do sentido do trabalho, principalmente entre os operadores de telemarketing, além dos problemas por esforço repetitivo, transtornos psíquicos e transtornos de voz e audição. Existe, ainda, a pressão do desemprego, e muitos relatam situações de assédio moral e outras questões preocupantes. [Taquígrafa: Sara]