Pronunciamento

Neodi Saretta - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/10/2018
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Traz à discussão, mais uma vez, problemas relativos ao atendimento da Casan em algumas cidades catarinenses, como Concórdia e Faxinal dos Guedes, entre outras, mesmo que a empresa venha divulgando dados positivos, apresentando-se como uma empresa saneada e que resolveu os problemas de abastecimento.
Ressalta que Concórdia está vivendo um caos em termos de abastecimento, com uma situação inexplicável que deveria ser resolvida em horas, mas se arrasta por dias. Apela para que seja agilizada a normalização do atendimento àquela comunidade, pois considera inadmissível tal fato. Solicita à Casan estadual que entre em contato imediatamente com a regional de Concórdia para que o problema seja solucionado.
Ainda, na qualidade de presidente da comissão de Saúde, comenta que pacientes que necessitam do medicamento Citrato de Tofacitinibe não o estão conseguindo, pois deixou de ser fornecido pelo estado desde o mês de maio, informando que tal medicamento é usado para tratamento de artrite reumatoide crônica.
Destaca que pesquisou o motivo da falta desse medicamento, obtendo a resposta de que o mesmo foi comprado, mas não está sendo entregue em função de dívidas do estado com o fornecedor. Propõe à Secretaria da Saúde o atendimento desses pacientes, e que o governador Eduardo Pinho Moreira proceda ao repasse financeiro dos 14%, que não está acontecendo conforme o prometido e empenhado.
Menciona, ainda, que além desse medicamento outros estão faltando, decisões judiciais não estão sendo cumpridas, e que essa é a realidade da Saúde Pública, a vida como ela é, fora dos debates e retórica da campanha política. [Taquígrafa: Sara]