Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 082ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/08/2018
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Menciona mais um aniversário da Lei Maria da Penha, considerada pela ONU uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento contra a violência às mulheres.
Repudia veementemente as atitudes machistas que denigrem a imagem da humanidade. Afirma que tem um conceito de que a maior organização social do mundo é a família e que a sua liderança sempre foi e sempre será da mulher, por uma série de razões, principalmente como a concepção de uma nova vida e da sua continuidade.
Ressalta o grande trabalho social e educacional das mulheres catarinenses, do Brasil e do mundo, hoje muito mais participativo nos destinos da economia e da política.
Registra que em sua cidade natal, Arroio Trinta, teve o privilégio de ser duas vezes prefeito, e quando fazia um projeto de ordem social ouvia muito as mulheres. Em uma obra que estava já em acabamento chamava um grupo para opinar sobre a jardinagem, a pintura, o layout do que estava sendo construído.
Aborda também a questão dos pequenos criadores de suínos que, durante alguns anos, receberam notificações, foram multados na transferência de leitões para a terminação, para comércio e pequenas cooperativas. Recentemente o atual governo extinguiu o Decreto n.780, que tributava duas vezes o que o tornava ilegal, ficando o espólio disso, os agricultores que foram multados agora estão com dificuldades. Afirma que o Brasil irá perder muitos agricultores e suinocultores, pois não organiza a produção, as ações são muito pífias a favor da agricultura.
Salienta que o líder do governo da Assembleia está em ação juntamente para interferir na suspensão imediata da aplicação e execução das notificações aos agricultores. [Taquígrafa: Eliana]