Pronunciamento

Narcizo Parisotto - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/10/2003
O SR. DEPUTADO NARCIZO PARISOTTO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, na condição de Presidente do Partido Trabalhista Brasileiro ocupo a tribuna desta Casa para lamentar, profundamente, um fato que ocorreu há poucos dias: o passamento prematuro de um homem importante para o Brasil, de um homem que deixa uma história bonita e que deixa saudades na área política do nosso País, de uma liderança que conduziu com muita sabedoria e inteligência, com garra, com fibra e com coragem os destinos do PTB em nosso País e que foi Presidente Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro por 11 anos.
Estou me referindo ao Deputado Federal José Carlos de Castro Martinez, que há menos de duas semanas teve sua vida ceifada de uma maneira triste e lamentável.
Nós, que viajamos seguidamente pelo ar, estamos sempre à mercê desse perigo e sabemos que o coração brasileiro lamenta o acidente que ocorreu próximo à fronteira do Paraná e Santa Catarina.
Após sua posse na Presidência do PTB, o Deputado José Carlos Martinez desenvolveu uma atividade política profunda no Partido. Antes dele, a ausência de debates políticos internos acomodava uma unidade partidária somente de fachada e passava para a sociedade uma imagem extremamente negativa do PTB. Com Martinez renasceu a liberdade de opinar, de discutir, de ocupar espaços dentro da família petebista. O PTB passou a revelar, então, uma imagem inusitada para a sociedade, ou seja, a de um Partido rachado, como ocorre com os grandes Partidos brasileiros.
Mas na visão do Presidente Martinez, as adversidades eram inerentes aos organismos políticos. E ao assumir as adversidades internas como processo político natural, alternando divergências e consenso, o PTB renasceu, pois as divergências ressaltam os problemas, mas produzem lucidez; as crises causam rupturas, mas produzem soluções. Foram sempre estas as palavras de José Carlos Martinez.
Nós recolhemos, durante o período de buscas, resgate dos corpos e também dos funerais, algumas palavras ditas acerca da pessoa que foi José Carlos Martinez. Ouvimos, do Presidente da República, as seguintes colocações: "É com grande pesar que recebo a confirmação da morte do Presidente do PTB, José Carlos Martinez, um Parlamentar que no exercício de suas funções deu importantes contribuições ao nosso País, sendo um expressivo aliado nas reformas em debate no Congresso".
O Presidente da Câmara Federal, Deputado João Paulo Cunha, disse o seguinte: "Martinez foi um Deputado que exercitava a lealdade, princípio fundamental dos acordos públicos". Palavras do Presidente do Senado, José Sarney: "Ele foi um homem que prestou grandes serviços ao Presidente da República e uma personalidade forte nos debates dos temas políticos e partidários destes últimos anos". Já o Deputado Roberto Jefferson, Líder do PTB na Câmara Federal, afirmou o seguinte: "O Deputado foi um grande construtor de sonhos; ele era um trabalhador incansável e vamos dar continuidade ao seu trabalho". Do Senador Jorge Bornhausen, colhemos a seguinte afirmação: "Tratava-se de um político inteligente, hábil, que conduzia com muita eficácia seu Partido". Já José Genoíno, Presidente Nacional do PT, disse: "É uma grande perda para a Câmara, pois ele era um Parlamentar experiente. É uma perda para o PT e para o Governo".
Fica registrado aqui o lamento da família petebista catarinense, pelo desaparecimento prematuro do seu grande Presidente, Deputado José Carlos Martinez.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)