Pronunciamento

Milton Hobus - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Comenta que o estado vive um momento único, quando o governador colocou como uma das prioridades a questão da infraestrutura, e considera que talvez essa seja uma grande oportunidade, pois o presidente Bolsonaro teve uma eleição fantástica no estado.
Comenta que os governos passados deixaram um grande débito com Santa Catarina neste aspecto. Explica que a produção do agronegócio, no oeste do estado, está sendo asfixiada, e várias obras precisam de continuidade.
Informa que está fazendo uma indicação ao governador, chamando a atenção para uma grande oportunidade que tem o estado quanto à ligação da Rota Caminhos da Neve. Também cita que foi o proponente do projeto de lei que se transformou na Lei n. 17.295, de 26 de outubro de 2017, que criou essa rota turística, assim estimulando o crescimento de uma região que é muito sofrida.
Cita, ainda, que o governador, através do Exército, começou a pavimentação de um trecho de 30 quilômetros, que vai de São Joaquim até a Ponte das Goiabeiras, no Rio Pelotas, projeto este que está pronto no lado catarinense, mas quanto à ligação com Bom Jesus, no outro estado, não tem projeto. Entretanto, agora, este trecho foi federalizado, criando-se uma oportunidade e, neste sentido, a indicação solicita uma ação conjunta com o governo gaúcho para que seja possível, via recursos do governo federal, criar essa rota que vai unir as maiores belezas naturais do país, ligando a serra catarinense à serra gaúcha, com um potencial de mais de 500 hotéis e pousadas. Além disso, também viabilizará um corredor de exportação da maçã Fuji catarinense e, acima de tudo, criando uma nova rota de desenvolvimento do turismo e da qualidade de vida para o povo catarinense.
Reafirma que tudo acontece através da infraestrutura, que ninguém fica aonde não pode chegar, ninguém passa, não importa a beleza que tenha, por uma região inacessível. Também pensa que a pavimentação de toda a rota depende apenas de vontade política e trará um grande desenvolvimento para o sul do Brasil. Solicita aos seus Pares apoio na cobrança para que as obras de infraestrutura necessárias para tirar o estado do atoleiro de fato aconteçam, exigindo respeito do governo federal e o retorno dos impostos do estado. [Taquígrafa: Sara]