Pronunciamento

Milton Hobus - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/02/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Destaca que participou juntamente com os deputado Jerry Comper, Maurício Eskudlark, Ismael dos Santos e Volnei Weber da audiência com o diretor da Celesc, pleiteando os anseios dos habitantes da cidade de Apiúna a respeito da queda constante de energia, naquele município, provocado pela falta de estrutura e regulamentação da lei aprovada, no Parlamento, que daria condições à Celesc adentrar nas propriedades e fazer as podas.
No momento seguinte, comenta que a Casa Legislativa aprovou mais de um bilhão de reais em financiamento para a Celesc, entretanto não se sabe a direção tomada pela empresa ao recurso destinado para atender as prioridades dos municípios. Reforça que irá acompanhar para que de fato isso aconteça. Na oportunidade, informa também que esteve com o presidente da Casan, Adriano Zanotto, discutindo o problema da falta de água todos os dias na cidade de Lontras.
Menciona o encontro com o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, discutindo a questão da revogação do aumento de tributos da cesta básica e do agronegócio catarinense. Sugeriu a revogação do aumento de tributos, elaborando outro decreto com contribuições baixas, e afirma que tal procedimento é de direito somente do governador. Alerta que o prazo para convalidar os incentivos dos estados brasileiros no Confaz termina dia 31 de julho.
Finaliza, reforçando o apelo para corrigir certos rumos e não prejudicar o povo de Santa Catarina, preservando o modelo econômico catarinense, referência no Brasil. Que a Assembleia Legislativa tem a obrigação de fazer a convalidação das leis.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Informa que, em data anterior, esteve com o governador Carlos Moisés que se posicionou sobre a Celesc, afirmando que a empresa será a maior distribuidora de energia em qualidade no país. Entretanto destaca que, na presente data, presenciou o desespero dos agricultores, na audiência pública, sobre as dificuldades da manutenção de energia.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Informa que recebe várias ligações originadas dos municípios de Salete e Dona Emma, reclamando a falta de energia. Parabeniza o deputado e todos da região pela iniciativa de debater o assunto.

Deputado Jerry Comper (Aparteante) Parabeniza o deputado pela iniciativa de realizar a audiência pública, colocando-se à disposição.

Deputado Ada De Luca (Aparteante) - Destaca que o deputado citou vários municípios do interior e acrescenta que na capital, que se diz turística, falta energia a qualquer momento num período aproximado de cinco a seis horas. [Taquígrafa: Elzamar]