Pronunciamento

Milton Hobus - 109ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/11/2018
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Cumprimenta todos os parlamentares bem como a Presidência pela brilhante sessão solene realizada na noite anterior, de concessão da Comenda do Legislativo Catarinense a pessoas justamente homenageadas por seu trabalho.
Lembra uma data importante para o estado, os 10 anos da maior tragédia, em 2008, com o dilúvio ocorrido na região de Blumenau, Ilhota, Gaspar, no médio Vale do Itajaí, com deslizamentos de terra, fazendo 137 vítimas fatais.
Declara que, nestes 10 anos, muito foi feito no sentido de prevenir tais catástrofes, começando no governo de Luiz Henrique e tendo continuidade com Raimundo Colombo, criando a secretaria de estado de Defesa Civil, na qual foi secretário, participando da mudança para o enfrentamento dos desastres. Também cita a presença do ex-secretário Rodrigo Moratelli, uma das maiores autoridades em defesa civil do país.
Registra que, neste período, muito investimento foi feito, com muitos avanços, e o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Desastres do estado, aqui em Florianópolis, que apresenta as melhores instalações tecnológicas para atuar na prevenção de tragédias. Relata que todas as áreas de risco, indistintamente, foram mapeadas em um sistema informatizado, com imagem e monitoramento em tempo real, e em algumas áreas críticas, como a região de Blumenau, em uma parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, foram instalados sensores que monitoram qualquer movimento de terra, permitindo que as autoridades possam agir preventivamente. Cita, ainda, o sistema de radares, que dão informações sobre o clima a todo cidadão catarinense cadastrado, com orientações sobre procedimentos frente às intempéries.
Ressalta que muito ainda pode ser feito, e que vários projetos importantes estão prontos, como a Barragem de Botuverá, o primeiro projeto de barragem de uso triplo, de proteção, abastecimento de água e geração de energia elétrica, e também as Barragens de Petrolândia e Mirim Doce, que podem evitar as grandes enchentes no vale do Itajaí. Afirma que um projeto estratégico da maior importância está em andamento, que é o Canal Extravasor do Salto Pilão e a obra da nova calha do rio entre Rio do Sul e Lontras, aumentando a sua capacidade, com sistema de comportas deslizantes, que vão controlar a vazão do rio.
Declara que estas obras estão prontas para execução, e espera que a harmonia do novo presidente da República com o novo governador do estado permita que esse protocolo de intenção e acordo entre os governos passados, federal e estadual, sejam cumpridos para o bem estar do povo catarinense.

Deputado Leonel Pavan (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema e pelo excelente trabalho visando à prevenção de desastres e contenção das cheias no estado catarinense. [Taquígrafa: Sara]