Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/02/2019
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Ressalta que realmente há um descaso dos últimos governantes com a ponte Hercílio Luz. O grande motivo de estresse da população deve ser o trânsito, pois a perda de paciência se agrava pelo tempo perdido. É inadmissível a falta de duas grandes obras para a Grande Florianópolis como a ligação com a ilha necessitando de mais uma ponte e o contorno viário na região.
Menciona o Sinpol, Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina, que conta com grandes profissionais da Segurança Pública, que trabalham no combate ao crime, e sabem das dificuldades que existem, citando que o sindicato tem lutado pelos direitos dos seus servidores.
Salienta que atualmente a categoria enfrenta algumas questões legais que lhe causam estresse. Uma delas é ter uma legislação consolidada a respeito da aposentadoria, pois por um parecer jurídico do Iprev, elas estão sendo negadas. Existe a Iresa, que é um complemento do salário, também está sendo questionado o seu pagamento. Cita que as promoções não estão sendo concedidas há mais de quatro anos, pois ocasionaria um grande impacto na folha de pagamento.
Aborda sobre um projeto de lei já apresentado e debatido com as entidades de classe estabelecendo critérios para que o policial saiba que em tal data receberá a sua promoção. Faz uma comparação com a Polícia Militar em que o soldado adquiri suas promoções até se aposentar como sargento, tenente e até como coronel.
Relata que o Sinpol fala do quadro de defasagem de policiais civis no estado, que seria hoje de seis mil e existem cerca de três mil policiais. Assim mesmo é visto os destaques da Polícia de Santa Catarina no combate à criminalidade, com flagrantes e investigações de fatos ocorridos. [Taquígrafa: Eliana]