Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/02/2019
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Aproveita a oportunidade para falar sobre um trabalho que foi desenvolvido pela Fecomércio em parceria com o Senac, e que resultou num relatório sobre o Turismo catarinense. Explica que tal relatório foi um estudo elaborado através de visitas a todas as regiões do estado, elencando os vários roteiros turísticos, que ainda podem ter o acréscimo de locais pouco divulgados. Comenta que o turismo já representa quase 13% do PIB catarinense.
No relatório, foram divulgados roteiros como Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde e Mar, Encantos do Sul, a Grande Florianópolis, o Grande Oste, a Serra Catarinense, o Vale das Águas, o Vale do Contestado e o Vale Europeu. Declara que Santa Catarina precisa desses estudos para poder investir ainda mais em Turismo. Afirma que o Grande Oeste tem apresentado atrações turísticas, como a cidade de Tangará, onde existe uma área de salto para asa delta e parapente, que é considerada uma das melhores do Brasil. Também entende que os municípios têm riquezas naturais que precisam ser divulgadas e que por falta de investimento não são aproveitadas, havendo muito a ser feito nesta área.
Ainda, apoia o pleito do vereador Capilé e outras lideranças, que fazem a solicitação de sinalização, com lombada ou radar, no acesso ao município de Taió, que é um declive acentuado, causando muitos acidentes. Neste sentido, o Parlamento aprovou um requerimento ao Deinfra para que adote tais providências. Relata que essa rodovia, SC-114, em todo o seu trajeto, principalmente entre Taió e o município de Salete, esta abandonada, com desmoronamento próximo ao rio, precisando de manutenção.
Finalmente, registra que a Amgracom-Associação de Moradores da Grande Concórdia, fez algumas solicitações, e foram enviadas indicações ao governo do estado solicitando ao secretário da Educação a reforma imediata da Escola de Educação Básica Adolfo Konder, no município de Blumenau, e requerimento ao secretário da Segurança Pública, solicitando a instalação de câmeras de vídeomonitoramento no encontro da rua Euclides da Cunha e João Pessoa, no bairro da Velha. [Taquígrafa: Sara]