Pronunciamento

Marcos Vieira - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/10/2013
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente e srs. deputados, de forma muito rápida quero manifestar-me acerca dessa PEC.
Parabenizo o Parlamento catarinense que está dando uma demonstração de transparência e de que a atividade parlamentar tem que ser colocada de forma clara para que toda sociedade possa tomar conhecimento.
Mas ao mesmo tempo, sr. presidente, em que estamos aqui praticando o gesto da derrubada do voto secreto, ainda quero lamentar que o Congresso Nacional e o governo federal não tenham entendido o recado das ruas. Manifestações ainda estão ocorrendo em Porto Alegre, em São Paulo, no Rio de Janeiro, mas me parece que o poder central está cego e surdo para o que vem das ruas.
Fizeram uma minirreforma política que, infelizmente, não trata da estrutura política do Brasil, não acaba com as coligações na eleição proporcional, não reduz as mais de três dezenas de partidos. Foram criados partidos de aluguel, mas isso o Congresso Nacional não vê, permite que continuem existindo.
Mais uma vez parabenizo o Parlamento catarinense, que está dando essa demonstração de transparência para população. E que esse exemplo sirva para o Congresso Nacional e para o governo federal, a fim de que assumam suas responsabilidades e ouçam o clamor da população nas ruas.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)